Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIZA DE CARVALHO MONTENEGRO FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIZA DE CARVALHO MONTENEGRO FERNANDES
DATA : 04/10/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

Síntese de microcápsulas poliméricas preenchidas com óleo de rícino para melhoria de propriedades tribológicas de epóxi.


PALAVRAS-CHAVES:

Síntese, óleo de rícino, microcápsulas poliméricas, epóxi, propriedades tribológicas.


PÁGINAS: 57
RESUMO:

Nos últimos cinco anos, pesquisadores têm sintetizado microcápsulas visando à aplicação em smart coatings através da adição de agentes encapsulados em matrizes poliméricas. Essa área da engenharia de materiais vem ganhando notoriedade por permitir qualidades específicas do ponto de vista tribológico, gerando autolubrificação e autorreparo em sistemas onde o movimento entre superfícies sólidas é essencial no funcionamento de mecanismos tanto naturais quanto artificiais. Desta forma, neste trabalho foram sintetizadas microcápsulas de PUF preenchidas com óleo de rícino pelo método de polimerização in situ e, em seguida, estas foram adicionadas em matriz epóxi nas porcentagens em massa de 2,5%, 5% e 10%. A avaliação das propriedades tribológicas foi desenvolvida através de ensaios com configuração pino sobre disco nas condições de 300 rpm e 15 N, do par compósito de epóxi com microcápsulas lubrificantes e esfera de aço 52100, com o intuito de quantificar o coeficiente de atrito e a taxa de desgaste dos compósitos quando comparados com a resina epóxi pura. As microcápsulas esféricas foram obtidas com a composição desejada e tamanho médio de 413±175 µm, confirmadas por FTIR e imagens de MEV, respectivamente. Apesar da redução do coeficiente de atrito ter ocorrido em todas as composições estudadas, a amostra com 2,5% de microcápsulas teve o melhor desempenho nos ensaios tribológicos. A redução do coeficiente de atrito se deve à ação do óleo de rícino liberado pelo rompimento das microcápsulas, que forma um filme característico do regime limítrofe de lubrificação no contato entre a resina e a esfera de aço.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1755267 - MARIA CAROLINA BURGOS COSTA DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1064594 - EVANS PAIVA DA COSTA FERREIRA
Externo ao Programa - 2414250 - MEYSAM MASHHADIKARIMI
Externa à Instituição - JULIANA RICARDO DE SOUZA - UFRB
Notícia cadastrada em: 23/09/2021 10:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao