Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISÂNGELA BARROS DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELISÂNGELA BARROS DANTAS
DATA : 27/12/2018
HORA: 09:00
LOCAL: LABCIM
TÍTULO:

COMPÓSITOS DE MATRIZ METÁLICA À BASE DE NÍQUEL E LIGA DE Ni-Cr COM DISPERÃO DE SiC PRODUZIDOS VIA METALURGIA DO PÓ CONVENCIONAL E MANUFATURA ADITIVA (IMPRESSÃO 3D).


PALAVRAS-CHAVES:

Compósitos de matriz metálica, ligas de níquel, SiC, metalurgia do pó e manufatura aditiva.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Os materiais compósitos são materiais versáteis que possibilitam o uso de vantagens exclusivas de diferentes constituintes de modo complementar para suprimir as limitações de cada constituinte. Um dos sistemas de materiais mais proeminentes nas últimas décadas é o Compósito de Matriz Metálica (CMMs). As ligas de níquel são largamente utilizadas na produção de diversos materiais, sobretudo, aqueles que necessitam de resistência mecânica associada à resistência à corrosão. Além de extensa aplicação como elemento de liga em aços inoxidáveis e outras ligas (ferrosas e não ferrosas), tais como ligas de Ni-Cr. As ligas Ni-Cr têm elevadas resistências elétricas, resistência mecânica e resistência à corrosão e à oxidação em ampla faixa de temperaturas e ambientes. Compósitos reforçados com partículas podem ter custos comparáveis a metais sem reforço, com dureza significativamente melhor, um pouco de rigidez e resistência. O estudo a que se propõe este trabalho visa à produção e caracterização de compósitos de matriz metálica à base de níquel e liga de Níquel-Cromo, com dispersão de SiC, obtidos por dois processos da Metalurgia do pó: técnica convencional e manufatura aditiva (impressão 3D). O processo de obtenção dos pós via técnica convencional de metalurgia do pó está sendo desenvolvido na UFRN, onde, também, será realizada a caracterização dos produtos obtidos em ambas as técnicas. A produção dos compósitos através da técnica de impressão 3D será realizada no EMPA (Laboratório Federal Suíço para Ciência e Tecnologia dos Materiais), situado em Zurique. As composições objetos de estudo deste trabalho são: Ni puro e 80Ni20Cr (referência), Ni + 1,5%SiC, Ni + 3%SiC, NiCr + 1,5%SiC e NiCr + 3%SiC. Amostras de Ni e das misturas de Ni + 1,5%SiC e Ni + 3%SiC foram moídas em moinho planetário, granuladas através da técnica de granulação em tambor, com teor de 2,5% (em peso) de parafina, peneiradas e testes de escoabilidade foram realizados nas mesmas. Foram realizados os testes de microdureza Vickers e a caracterização microestrutural por DRX, MO, MEV-FEG.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1298936 - ANTONIO EDUARDO MARTINELLI
Interno - 1350249 - RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - MARIA ROSEANE DE PONTES FERNANDES - UFPB
Notícia cadastrada em: 20/12/2018 14:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao