Banca de QUALIFICAÇÃO: THATIANA CRISTINA PEREIRA DE MACEDO

DISCENTE : THATIANA CRISTINA PEREIRA DE MACEDO
DATA : 19/09/2016
LOCAL: sala de aulas do PPGCEM

PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA BLENDA POLI(METACRILATO DE METILA)/POLICARBONATO (PMMA/PC).

PMMA/PC, PC, PMMA elastomérico, propriedades mecânicas, propriedades reológicas, microestrutura.

O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo do comportamento reológico, mecânico e microestrutural da blenda poli(metacrilato de metila)/policarbonato (PMMA/PC), utilizando um PMMA com partículas elastoméricas até a inversão de fase. A mistura da blenda PMMA/PC foi feita em extrusora rosca simples e rosca dupla co-rotacional, com posterior moldagem por injeção. As caracterizações mecânicas foram realizadas por ensaio de tração uniaxial e resistência ao impacto Izod. Ensaios reológicos foram realizados por meio de medidas de índice de fluidez (MFI) e reometria capilar. A análise microestrutural da blenda polimérica foi realizada por microscopia de força atômica (AFM). Os resultados do MFI nas condições de processamento indicaram que o policarbonato apresenta viscosidade menor que o poli(metacrilato de metila) e que, entre todas as composições estudadas, a maior parte delas apresentou maior valor de MFI para os materiais processados em extrusora rosca dupla. A reometria capilar dos materiais sem processamento indicou que o PC apresenta menor variação da viscosidade em função do aumento da taxa de cisalhamento, mas em contrapartida, o processamento desse material provoca alterações significativas sobre as curvas reológicas. A caracterização mecânica por tração uniaxial mostrou que o PC apresenta maior resistência máxima à tração, maior módulo de elasticidade e maior alongamento na ruptura e que a compatibilidade da blenda PMMA/PC varia com a concentração de PC adicionada, sendo observadas algumas composições com características de sinergismo. Na resistência ao impacto Izod observou-se que o PC apresenta resistência ao impacto elevada, quando comparado ao PMMA, mas a adição de 20% em massa de PC na matriz de PMMA elevou de forma significativa a resistência ao impacto da blenda PMMA/PC. Pela análise da morfologia por AFM, foi possível perceber que o PMMA apresenta partículas elastoméricas esféricas com tamanho médio de cerca de 182 ± 20 nm, distribuídas de forma uniforme ao longo de sua microestrutura; enquanto o PC apresenta apenas uma fase homogênea. Para a blenda PMMA/PC, foipossível observar duas fases bem definidas ao longo de todas as composições, e houveram indícios de morfologia com características de co-continuidade para as composições entre a 70/30 e 50/50, tanto para materiais processados em extrusora rosca simples quanto em rosca dupla. Em todas as análises realizadas, foram observadas características de imiscibilidade da blenda em estudo.

Presidente - 1639676 - EDSON NORIYUKI ITO
Externo à Instituição - MARCELO MASSAYOSHI UEKI - UFS
Externo ao Programa - 1149440 - ROSANGELA DE CARVALHO BALABAN
Notícia cadastrada em: 24/08/2016 12:44