Banca de QUALIFICAÇÃO: TARCÍSIO SANTIAGO GOMES FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TARCÍSIO SANTIAGO GOMES FILHO
DATA: 12/02/2015
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório do Lab. Cimentos
TÍTULO:

FORMULAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS CIMENTÍCIOS LEVES


PALAVRAS-CHAVES:

Concreto estrutural leve, concreto estrutural leve reforçado com fibras, permeabilidade, argila expandida, fibras de polipropileno, fibras de aço.


PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
RESUMO:

A cada vez maior demanda de grãos no Brasil vem, cada vez mais, desempenhando um papel fundamental na economia mundial no que diz respeito à indústria de alimentos. Com esse aumento, se faz necessária a ampliação da rede armazenadora dos grãos produzidos. O armazenamento dos grãos de forma adequada é um fator importante para preservar a qualidade dos alimentos, minimizar perdas quantitativas e qualitativas e suprir a demanda na entre safra. Dentre as diversas formas aplicadas atualmente no armazenamento de grãos, estão os silos, que por sua vez, podem ser fabricados com o uso de diversos materiais diferentes, dentre os quais está o concreto e sua variação recentemente difundida, o concreto leve. O concreto leve difere do concreto convencional pela reduzida massa específica aparente e bom isolamento térmico, propriedade que tende a causar melhoria nas condições de armazenamento de grãos, quando utilizado para esta destinação. Com o objetivo de se chegar a sistemas construtivos que minimizem as perdas em decorrência de armazenamento deficiente, este projeto tem por objetivo a formulação de compósitos cimentíceos leves contendo aditivos leves, fibras curtas de polipropileno para redução de retração e fibras curtas de aço para contribuir com o desempenho mecânico. As formulações serão caraterizadas por estudos de microestrutura e porosidade para análise do fluxo de gases e líquidos e de resistência mecânica.


 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1298936 - ANTONIO EDUARDO MARTINELLI
Externo ao Programa - 022.621.844-96 - MARCOS ALYSSANDRO SOARES DOS ANJOS - IFRN
Externo ao Programa - 1507841 - MARIA DAS VITORIAS VIEIRA DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 09/02/2015 11:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao