Banca de DEFESA: PETRUCIA DUARTE DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PETRUCIA DUARTE DA SILVA
DATA: 29/08/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Laboratório de Cimentos (LABCIM) da UFRN
TÍTULO:

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE SISTEMAS DE PASTAS À BASE DE SULFATO DE CÁLCIO HEMIDRATADO PARA APLICAÇÃO EM POÇOS PETROLÍFEROS.


PALAVRAS-CHAVES:
Poços de petróleo, Cimentação primária, Sulfato de cálcio hemidratado- α, Tetraborato de sódio, Policarboxilato.


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO:
A indústria do petróleo tem perfurado poços desde o século passado e tem empregado cimento Portland como material básico na cimentação. O desenvolvimento dessa atividade tem promovido a busca por materiais inovadores que sejam capazes de atender às normas técnicas e ambientais. O sulfato de cálcio hemidratado é um aglomerante de ampla aplicação no setor de construção civil, automobilístico e médico. Algumas de suas propriedades lhe conferem vantagens como: boa trabalhabilidade e alta resistência. Em virtude de ser um aglomerante menos agressivo ao meio ambiente e o seu processo produtivo envolver baixo custo quando comparado ao cimento Portland, seu uso deve ser incentivado e novas aplicações estudadas. O presente trabalho teve como objetivo estudar o comportamento de sistemas de pastas à base de sulfato de cálcio hemidratado-α como aglomerante básico para a cimentação de poços de petróleo. Inicialmente, foram preparadas pastas leves com diferentes fatores água/gesso (FAG), submetidas a diferentes curas e temperaturas (27, 38 e 60 oC).Em seguida, as pastas foram aditivadas, utilizando diferentes concentrações do retardador de pega tetraborato de sódio, do superplastificante policarboxilato e do antiespumante. As propriedades foram avaliadas através de ensaios de peso específico, reologia, resistência à compressão, estabilidade, água livre e teste de espessamento, além do uso de técnicas de caracterização térmica (TG/DTG), difração de raios X (DRX), área específica (BET), fluorescência de raios X (FRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os resultados demonstram que o sistema à base de sulfato de cálcio hemidratado- α apresentou melhores resultados com o fator água/gesso de 0,5, nas temperaturas de 27 oC e 38 oC. Os aditivos empregados apresentaram resultados satisfatórios na otimização das propriedades da pasta, desenvolvendo um sistema aplicável à cimentação primária de poços de petróleo de baixa profundidade. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6347420 - MARCUS ANTONIO DE FREITAS MELO
Interno - 349770 - DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
Externo à Instituição - CARINA GABRIELA DE MELO E MELO BARBOSA - UFPB
Externo à Instituição - RENATA MARTINS BRAGA - UFPB
Notícia cadastrada em: 26/08/2014 08:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao