Banca de DEFESA: JEAN CARLOS SILVA ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEAN CARLOS SILVA ANDRADE
DATA: 10/02/2014
LOCAL: A definir

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE PIGMENTOS NANOMÉTRICOS ENCAPSULADOS PELOS MÉTODOS DOS PRECURSORES POLIMÉRICOS, HIDROTERMAL DE MICROONDAS E CO-PRECIPITAÇÃO ASSOCIADO À QUÍMICA SOL-GEL CONVENCIONAL

titânia, sílica, pigmentos nanométricos, óxidos metálicos, pechini, hidrotermal, co-precipitação, sol-gel, core-shell e calcinação

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
A demanda por materiais com alta homogeneidade obtidos a temperaturas relativamente baixas vem alavancando a busca por processos químicos substituintes do método cerâmico convencional. Esse trabalho tem como objetivo a obtenção de pigmentos nanométricos encapsulados (core-shell) a base de TiO2, dopados com íons de metais de transição (Fe, Co, Ni, Al) através de 3 (três) métodos de síntese: precursores poliméricos (Pechini); hidrotermal de microondas; e co-precipitação associado à química sol-gel. O estudo foi motivado pela simplicidade, rapidez e baixo consumo de energia característicos desses métodos. Os sistemas de custos são acessíveis, pois que permitem atingir um bom controle da microestrutura, aliada a elevada pureza, com controle estequiométrico e de fases permitindo obter partículas de tamanho nanométrico. As propriedades físicas, químicas, morfológicas, ópticas e estruturais dos materiais obtidos foram analisadas através de técnicas de caracterização: difração de raios-x (DRX); termogravimetria/análise térmica diferencial (TG/DTA); espectroscopia na região do infravermelho (IV); microscopia eletrônica de varredura com energia dispersiva (MEV/EDS) e com emissão de campo (FE-MEV); espectroscopia ótica nas regiões ultravioletas por reflectância difusa (UV-Vis); colorimetria e análise superficial específica (BET). Os pós pigmentantes foram testados na descoloração e degradação utilizando um fotoreator, através da solução do corante remazol amarelo ouro (RNL), a partir da filtração destas, na separação da solução filtrante dos pigmentos, para posterior realização de medidas de UV-Vis. As diferentes temperaturas de calcinação adotadas após a obtenção dos pós, nos diferentes métodos foram: 400 ºC, 500ºC, 600ºC, 700ºC, 800ºC, 900 ºC e 1000 ºC. Utilizando uma concentração fixa de 10% (Fe, Al, Ni, Co) em massa em relação à massa do titânio, viabilizando tecnologicamente e economicamente o estudo.

Presidente - 1350249 - RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
Interno - 1300987 - CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
Externo à Instituição - DANIEL ARAÚJO DE MACEDO - UFRN
Externo à Instituição - MARCIO LUIZ VARELA NOGUEIRA DE MORAES - IFPI