Banca de DEFESA: THALYNE YURI ARAUJO FARIAS

DISCENTE: THALYNE YURI ARAUJO FARIAS
DATA: 08/08/2013
LOCAL: Anfiteatro Lúcia Brandão do Departamento de Enfermagem da UFRN

INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS CLÍNICOS E ASSISTENCIAIS NA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS COM DOENÇA VENOSA CRÔNICA COM E SEM ÚLCERA VENOSA

Úlcera varicosa; Atenção Primária à Saúde; Assistência à Saúde.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A doença venosa crônica (DVC) é uma doença comum na prática clínica, e suas complicações, principalmente a úlcera venosa, causam morbidade significativa. A ulceração afeta a produtividade no trabalho, gerando aposentadorias por invalidez, além de restringir as atividades da vida diária e de lazer, gerando perda de mobilidade funcional e piora da qualidade de vida. O estudo objetivou analisar a influência dos aspectos clínicos e assistenciais da doença venosa crônica na qualidade de vida das pessoas com e sem úlcera venosa. Estudo analítico, com abordagem quantitativa, realizado no Hospital Universitário Onofre Lopes com 204 pessoas com DVC atendidas por angiologista, que foram classificados quanto à presença ou não da lesão venosa com base no CEAP clínico. O projeto desta pesquisa foi apreciado pela Comissão de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Protocolo n.279/09), obteve o consentimento institucional e para os usuários foram esclarecidos os objetivos e solicitada a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para coleta de dados utilizou-se um formulário estruturado de entrevista e coleta de medidas biofisiológicas, a classificação do CEAP clínico e o instrumento de qualidade de vida relacionada à saúde, o SF-36. Os dados coletados foram organizados em planilha do Microsoft Excel 2007, exportados e analisados em software estatístico por meio de estatística descritiva e inferencial, considerando nível de significância estatística de p-valor < 0,05. Observou-se associação significante entre as características da assistência e os domínios capacidade funcional (p-valor=0,005), dor (p-valor =0,001) e a dimensão saúde física (p-valor =0,001) nas pessoas com úlcera venosa. As características clínicas da lesão mostraram associação com os domínios: os domínios: capacidade funcional (p-valor=0,001), dor (p-valor=0,001), estado geral de saúde (p-valor=0,014), vitalidade (p-valor=0,001), aspectos sociais (p-valor=0,022) e as dimensões saúde física (p-valor=0,001) e saúde mental (p-valor=0,003). O escore de qualidade de vida dos pacientes com úlcera foi menor, comparado ao escore dos pacientes sem úlcera, em todos os domínios e dimensões do SF-36, com destaque para os domínios aspecto físico e capacidade funcional, que foram muito baixos (4,75 e 14,85 respectivamente). Os pacientes com úlcera venosa apresentam prejuízos em todos os domínios da qualidade de vida. As características da assistência e da lesão influenciaram a qualidade de vida deste grupo de pacientes, sugerindo que uma assistência integral e de qualidade pode colaborar na melhoria da qualidade de vida desses pacientes. Os achados podem contribuir para melhor compreensão dos efeitos da doença venosa crônica na qualidade de vida e melhor direcionamento das intervenções terapêuticas nessa população.

Presidente - 1161810 - GILSON DE VASCONCELOS TORRES
Interno - 347027 - EULALIA MARIA CHAVES MAIA
Externo à Instituição - MARIA JULIA GUIMARÃES OLIVEIRA SOARES - UFPB
Notícia cadastrada em: 30/07/2013 14:19