Banca de DEFESA: CRISTIANO DOS SANTOS GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANO DOS SANTOS GOMES
DATA: 05/07/2013
HORA: 08:30
LOCAL: CONSEC - CCS
TÍTULO:

EFEITOS DA SINTOMATOLOGIA DEPRESSIVA NA MOBILIDADE DE IDOSOS DE UM CENTRO URBANO DO
NORDESTE BRASILEIRO


PALAVRAS-CHAVES:

Idosos, depressão, mobilidade


PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO:

Introdução: O processo de envelhecimento humanidade é um fenômeno mundial e nas últimas décadas a população brasileira tem acompanhado essa tendência. No entanto, isso sópode ser considerado como uma real conquista na medida em que se agregue qualidade aos anos adicionais de vida. Em populações idosas, a incapacidade e os sintomas depressivos tornaram-se importantes conceitos tanto por suas conseqüências em saúde pública, quanto pelo impacto na qualidade de vida dessas populações. Objetivo: Este estudo visa verificar se há associação entre os sintomas depressivos e o desempenho funcional de idosos comunitários. Métodos: Foram avaliados 313 idosos de um centro urbano do nordeste brasileiro através da CES-D e do Short Physical Performance Battery.
Resultados: as mulheres apresentaram mais sintomas depressivos (p< 0.01) e pior desempenho funcional (p< 0.01)que os homens, além disso foi identificada associação entre essas duas características (p< 0.01). Conclusão: Os indivíduos com sintomatologia depressiva apresentaram pior desempenho funcional que aqueles sem esses sintomas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2374822 - FABRICIA AZEVEDO DA COSTA CAVALCANTI
Externo à Instituição - RENATO PEIXOTO VERAS - UERJ
Presidente - 350637 - RICARDO OLIVEIRA GUERRA
Notícia cadastrada em: 25/06/2013 11:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao