Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREZA ROCHELLE DO VALE MORAIS

DISCENTE: ANDREZA ROCHELLE DO VALE MORAIS
DATA: 18/03/2014
LOCAL: SALA DE AULA 1 - PPGCSA

DESENVOLVIMENTO DE MICROEMULSÕES LIOFILIZADAS COMO UM POTENCIAL SISTEMA DE LIBERAÇÃO DE FÁRMACOS USANDO PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL

Microemulsão, Liofilização e Planejamento experimental

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

Microemulsões (MEs) são sistemas de liberação de fármacos termodinamicamente estáveis. Contudo, devido ao elevado conteúdo de água, estes sistemas são passíveis a contaminação microbiana e a estresses físicos e químicos. No entanto, o uso da técnica de liofilização vem possibilitando o aumento na estabilidade dos sistemas carreadores, a partir da remoção da água de amostras através do processo de sublimação. A qualidade do produto final pode ser influenciada por vários fatores, que através do uso do planejamento experimental fatorial (PEF) possibilita a escolha das condições ideais para a liofilização da MEs. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um sistema microemulsionado liofilizado contendo Anfotericina B (AmB), como fármaco modelo, utilizando a técnica de PEF. As MEs foram produzidas a partir da mistura adequada de tampão fosfato pH 7.4, Tween 80®, Lipoid S100® and Mygliol 812® usando agitação magnética, sonicação e banho de ultrasson. Diferentes crioprotetores foram adicionados as MEs e realizado um estudo do PEF completo 23 com três pontos centrais, no qual o tamanho da gotícula foi a variável dependente e a concentração do crioprotetor, a temperatura de congelamento e o tempo de liofilização foram as variáveis independentes. Após análise estatística das melhores condições para formação da formulação liofilizada, a AmB foi incorporada à ME e realizados testes de caracterização físico-químicos e doseamento do fármaco antes e após o processo de liofilização. Os resultados apresentaram que os crioprotetores Maltose e Lactose obtiveram sucesso no processo de liofilização da ME. Adicionalmente, observou-se que MEs com menores tamanhos de gotículas foram obtidos  quando utilizado Maltose como crioprotetor na concentração de 5 %, com congelamento a - 88 ºC e por um período de liofilização de 24 h. Também, foi observado que na ME contendo AmB não teve mudanças significativas quanto ao conteúdo do fármaco quando comparado o produto antes e após o processo de liofilização. Portanto, a ME contendo 5% de Maltose é uma formulação adequada para incorporação de fármacos e para liofilização, de acordo com os parâmetros adequados. Adicionalmente, a ME, em sua forma liofilizada, pode manter a estabilidade do sistema perante aos processos de hidrólise, fusão de gotículas e das contaminações microbianas.

Externo ao Programa - 1679481 - ANA PAULA BARRETO GOMES
Presidente - 1178187 - ERYVALDO SOCRATES TABOSA DO EGITO