Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTENOR NEVES DE OLIVEIRA JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTENOR NEVES DE OLIVEIRA JÚNIOR
DATA: 10/12/2012
HORA: 17:00
LOCAL: Sala de Aula do Departamento de Psicologia
TÍTULO:

CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS E DESEMPENHO FÍSICO DE POLICIAIS MILITARES DE UMA UNIDADE DE ELITE.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Saúde do policial, risco social, segurança.


PÁGINAS: 16
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Objetivo: O estudo de caráter descritivo objetivou avaliar as características psicológicas e o desempenho físico de policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar de Natal-RN.
Material e Método: A amostra selecionada de forma aleatória foi composta de 64 militares de diferentes graduações, do sexo masculino com idade média de 26,2±2,6 anos. Foram utilizados como instrumentos de medida o Questionário de Saúde Geral de Goldberg para avaliar a saúde geral; uma balança digital da marca Techline®, e estadiômetro portátil da marca Sanny® para avaliar a massa corporal e a estatura; fita antropométrica metálica Sanny® para avaliar a perimetria (circunferência do braço contraído, circunferência da panturrilha); paquímetro Sanny® para avaliar os diâmetros ósseos (bi-epicondilar umeral e bi-epicodilar femural); adipômetro Harpender® para avaliar a espessura das dobras cutâneas; dinamômetro manual Jamar para avaliar a força de preensão manual; flexímetro Sanny®, fotocélulas CEFISE modelo Speed Test Fit e o YoYo Intermitent Recovery Test para avaliar o desempenho físico ( flexibilidade, agilidade, velocidade e endurance anaeróbica). Resultados: Os participantes apresentaram valores elevados para risco de distúrbio ou mesmo a presença de distúrbio, no que se refere à saúde geral; o grupo estudado é classificado como meso-endomorfico, predominando características de endurance aeróbico e anaeróbico e força que foram relacionadas com os aspectos psicológicos.
Conclusão: O perfil somatotípico meso-endomorfo parece interferir nos elevados riscos de distúrbios psicológicos advindos da atividade laboral exigida, apesar dos mesmos apresentarem um bom desempenho físico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1323908 - JOAO CARLOS ALCHIERI
Interno - 381035 - MARIA IRANY KNACKFUSS
Interno - 2626634 - PAULO MOREIRA SILVA DANTAS
Notícia cadastrada em: 06/12/2012 13:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao