Banca de QUALIFICAÇÃO: LIANA GALVAO BACURAU PINHEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIANA GALVAO BACURAU PINHEIRO
DATA: 24/05/2012
LOCAL: Sala de Aula do PPGCSA, 2º andar do CCS - UFRN

RISCO CARDIOVASCULAR E FATORES ASSOCIADOS EM ADOLESCENTES JOVENS

Consumo alimentar, risco cardiovascular, adolescentes.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

Introdução: As doenças crônicas representam a principal causa de mortalidade e incapacidade no mundo, principalmente as doenças cardiovasculares (DCV), diabetes, obesidade e câncer. Este estudo visa determinar o risco e buscar seus fatores associados à presença de risco cardiovascular em adolescentes. Métodos: Estudo epidemiológico transversal descritivo com 516 adolescentes de 21 escolas públicas em Natal-RN, Brasil (2007 e 2008). Utilizou-se questionários-padrão para obter dados de identificação, escolaridade da mãe, tabagismo, uso de álcool, atividade física, história familiar de DCV e dieta habitual, pressão arterial, antropometria e consumo alimentar através de dois recordatório de 24 horas. A análise das dietas foi efetuada no software Virtual Nutri Plus®. A análise descritiva incluiu média, desvio padrão e proporção. Para obtenção dos padrões para risco das DCV (fator clínico antropométrico de risco) e padrão dietético (fator consumo dietético de risco) foram feitas duas análises fatoriais exploratórias, através da extração dos componentes principais. A associação entre fatores de risco cardiovascular e variáveis independentes se deu pelo Pearson Chi-square e a magnitude da associação pela Odds Ratio e intervalo de confiança de 95%. Todas as análises estatísticas foram consideradas significativas para um nível de significância de 5%. Resultados: Dos 429 adolescentes elegíveis (média 11,47 anos IC 11,32-11,63) 12,1% apresentaram elevado risco de DCV indicado pela obesidade centralizada (percentil 75), 15,2% com excesso de peso, 16,5% pressão arterial elevada, 42,1% foram considerados inativos e 51,4% apresentavam história familiar para doença cardiovascular. O consumo de sódio foi elevado (3430,46 mg IC 3287,59-3573,33) e o consumo de cálcio e potássio abaixo do recomendado. Os dados das análises bivariadas demonstram que a história familiar para DCV e a idade acima de 11 anos interferiram significativamente no risco elevado de DCV nos adolescentes jovens. Conclusão: Os jovens estão expostos aos diversos fatores para DVC, principalmente aqueles com história familiar de DCV e com o aumento da idade, demonstrando que mais investigações são necessárias com esse grupo populacional.

Interno - 1161838 - HELCIO DE SOUSA MARANHAO
Presidente - 349432 - LUCIA DE FATIMA CAMPOS PEDROSA SCHWARZSCHILD