Banca de DEFESA: MARIA DE FATIMA REBOUCAS ANTUNES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MARIA DE FATIMA REBOUCAS ANTUNES

DATA: 28/06/2010

LOCAL: Consec - CCS

INTERAÇÃO COMPETITIVA DO ZINCO E FERRO APÓS ADMINISTRAÇÃO ORAL E VENOSA DE ZINCO EM CRIANÇAS EUTRÓFICAS.

crianças, nutrição, administração venosa e oral de zinco, perfil de ferro, estado de ferro

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Medicina

SUBÁREA: Anatomia Patológica e Patologia Clínica

Objetivo:

O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos agudos e crônicos de zinco no perfil de ferro sérico de crianças de 6 a 9 anos relacionando com o estado nutricional e a ingestão alimentar. Métodos: Os participantes deste estudo foram 11 crianças independente do sexo, com idade de 6 a 9 anos. Elas foram selecionados de três escolas municipais da Cidade de Natal, Brasil. Índice de massa corporal foi utilizado para avaliar o estado nutricional e para determinar os padrões de crescimento infantil e para o peso ideal utilizaram-se os padrões da organização mundial da saúde. A avaliação do consumo alimentar baseou-se nas informações do inquérito alimentar prospectivo de três dias. As variáveis estudadas foram a ingestão de energia, proteína, lipídios, carboidratos, fibras, cálcio, ferro e zinco. Todas as crianças foram submetidas a uma administração venosa de zinco (AVZn), antes e após a administração oral de zinco (AOZn) (5 mg Zn/dia) por três meses. Foram dosados o ferro sérico, hematócrito, hemoglobina, proteína total, antes e após o uso do zinco oral. A análise do hematócrito, hemoglobina e proteínas totais foi realizada utilizando métodos padronizados de laboratório clínico. O zinco e o ferro sérico foram medidos por espectrofotometria de absorção atômica. O projeto foi avaliado e autorizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Resultados: Todas as crianças tiveram peso normal. O consumo de energia, gorduras, fibras, cálcio e ferro estavam abaixo dos níveis recomendados. No entanto, os níveis de proteína e carboidratos eram elevados. Proteína e zinco aumentaram significativamente após a AOZn.

Conclusão: Em crianças com peso normal, de 6 a 9 anos de idade, foi detectado potencial efeito inibitório de uma dose fisiológica de zinco sobre o ferro sérico. Esse efeito negativo de zinco não afetou os níveis de hematócrito ou hemoglobina, não sendo, portanto, suficiente para promover anemia. A realização deste estudo teve caráter multidisciplinar, envolvendo pesquisadores das áreas de medicina, nutrição e farmácia. Este aspecto preencheu os requisitos da multidisciplinaridade do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Interno - 040.455.994-87 - ANA MARIA DE OLIVEIRA RAMOS
Presidente - 1216686 - JOSE BRANDAO NETO