HABILIDADES CULINÁRIAS E VARIÁVEIS ASSOCIADAS EM ESTUDANTES DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE DO BRASIL
habilidades culinárias; alunos de graduação; nutrição
Habilidades culinárias referem-se à confiança, atitude e aplicação do conhecimento para realizar preparações culinárias. Este estudo teve como objetivo caracterizar as habilidades culinárias e variáveis associadas em universitários de universidades públicas do Nordeste do Brasil. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, com dados coletados entre outubro de 2020 e março de 2021. Participaram universitários (n = 1.203) de duas instituições federais a Universidade Federal de Alagoas — UFAL e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte — UFRN, no Nordeste do Brasil. O Questionário Brasileiro de Avaliação de Habilidades Culinárias e Alimentação Saudável foi utilizado para avaliar as habilidades culinárias. O questionário foi enviado para e-mails institucionais e respondido online. Resultados: A maioria dos estudantes (63,6%) apresentou alta habilidade culinária, 35,6%, intermediária e 0,8%, baixa habilidade culinária. Regressões logísticas mostraram que os alunos que declararam não ter aprendido a cozinhar sozinhos/pela internet/livros/programas de TV (AOR = 1,60; IC 95% = 1,175–2,17) eram mais propensos a ter habilidades culinárias baixas/intermediárias. A alta disponibilidade e acessibilidade de frutas, verduras e legumes (AOR = 0,29; IC 95% = 0,18–0,49) e o alto conhecimento de termos e técnicas culinárias foram inversamente associados a habilidades culinárias baixas/intermediárias (AOR = 0,42; IC 95% = 0,32–0,56). Gênero, idade e tempo disponível para cozinhar não foram associados às habilidades culinárias. Conclusões: A maioria dos alunos analisados apresentou altas habilidades culinárias, e fatores como a forma como aprenderam a cozinhar, a disponibilidade e acessibilidade de frutas e vegetais e o conhecimento culinário foram associados às suas habilidades culinárias. Diante disso, medidas de políticas públicas voltadas aos estudantes universitários estudados devem oferecer instrução sobre preparo de alimentos, fomentar o conhecimento culinário e incentivar e favorecer a disponibilidade e acessibilidade de frutas e vegetais.