MELHOR COMPREENSÃO DOS NÍVEIS DE CONSISTÊNCIA DA DIETA POR MEIO DO USO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS): PROTOCOLO DE ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO PRAGMÁTICO PARA PESSOAS COM DISFAGIA
Distúrbios da deglutição. Doenças neurodegenerativas. Segurança do paciente. Tecnologia de Informação e Comunicação. TIC em saúde.
Introdução: Um dos principais focos do tratamento para disfagia consiste em modificar a consistência de alimentos sólidos e líquidos. Indivíduos com disfagia podem encontrar desafios na tomada de decisões (alfabetização em saúde) e no consumo de alimentos com uma consistência apropriada para seu nível específico de disfagia quando estão em casa e não sob a supervisão de profissionais de saúde. As TICs são ferramentas que contribuem para o aprimoramento e suporte do processo de tomada de decisão em saúde. Este protocolo visa comparar o uso de diferentes TICs para melhorar a compreensão dos níveis padronizados de consistência de alimentos e bebidas. Métodos e análise: Um ensaio clínico randomizado aberto com 90 participantes com disfagia leve e moderada, com ou sem ELA, foi alocado aleatoriamente em três grupos: controle, intervenção A e intervenção B. As intervenções do estudo ocorrerão nos tempos T0, T1, T2 e T3, com um intervalo de um mês entre elas. No início de cada período, todos os participantes serão avaliados quanto ao seu conhecimento e identificação da consistência alimentar. O desfecho primário é o impacto do uso de diferentes TICs na compreensão dos níveis de consistência de alimentos e bebidas que serão avaliados. Ética e divulgação: O Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos revisou e aprovou o protocolo de pesquisa (5.688.193). Consentimento escrito para participação será obtido de todos os participantes. Os resultados serão divulgados somente em publicações científicas sem possibilidade de identificação dos participantes. Registro de ensaios: Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos, código REBEC: RBR-4d8jr7s.