Pressao arterial imediatamente pos-exercicio, condicionamento fisico relacionado a saude e comportamentos de movimento medidos por acelerometro em idosos: uma analise de rede
Pressão arterial no exercício; envelhecimento; aptidão física
Objetivo: Determinar e quantificar a magnitude das relações entre a pressão arterial imediatamente pós-exercício e a aptidão física e comportamentos de movimento relacionados à saúde em idosos.
Métodos: Participaram deste estudo transversal idosos comunitários com idade entre 60 e 80 anos, sem doenças cardiovasculares diagnosticadas. As medidas de pressão arterial foram realizadas antes e imediatamente após um teste de caminhada moderada de 3 minutos (estágio 1 do protocolo de Bruce). Proxies da aptidão relacionada à saúde: teste de caminhada de seis minutos (aptidão cardiorrespiratória), força de preensão manual e teste de sentar e levantar de 30 segundos (força muscular). Os comportamentos de movimento (tempo sedentário e atividade física moderada a vigorosa; AFMV) foram avaliados por acelerômetro usado no quadril durante sete dias consecutivos. Uma análise de rede com estimador de “Correlação Parcial” foi realizada para verificar as interações entre a pressão arterial sistólica imediatamente pós-exercício com o condicionamento físico relacionado à saúde e os comportamentos de movimento medidos pelo acelerômetro.
Resultados: Um total de 237 participantes (idade média: 66 ± 5 anos; 78% mulheres) foram incluídos na análise final. A pressão arterial imediatamente pós-exercício foi fortemente associada à pressão arterial sistólica de repouso (0,581), seguida do índice de massa corporal (0,181) e da hipertensão diagnosticada (0,039). A relação com a aptidão física relacionada à saúde foi moderada (teste de caminhada de seis minutos 0,074; força de preensão manual -0,136; teste de sentar e levantar de 30 segundos -0,106), enquanto com comportamentos de movimento foi fraca (tempo sedentário 0,038; AFMV -0,053). Conclusão: Nossos achados apoiam a ideia de que a resposta da pressão arterial a esforços moderados está moderadamente associada a características de aptidão relacionada à saúde (aptidão cardiorrespiratória e força muscular) e fracamente associada a comportamentos de movimento (tempo sedentário e AFMV) em idosos.