Banca de DEFESA: ELAINE ALANA DUARTE FERNANDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELAINE ALANA DUARTE FERNANDES
DATA : 12/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: REMOTO: https://meet.google.com/vgp-phsq- ggz
TÍTULO:

Associacoes de indices antropometricos com a adiposidade corporal para avaliar o risco cardiovascular em pessoas vivendo com HIV: um estudo transversal


PALAVRAS-CHAVES:

Sorodiagnóstico de HIV; Doença cardiovascular; Composição corporal; RNA viral


PÁGINAS: 16
RESUMO:

Introdução. A presença da infecção pelo HIV está associada a um risco elevado de desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV), que pode ser atribuído a uma série de fatores relacionados com o próprio vírus. Estes incluem o aumento dos níveis de inflamação e de ativação imunitária. Após a introdução da terapia antirretroviral, as pessoas vivendo com HIV (PVHIV) começaram a apresentar um aumento do peso corporal. No entanto, este fato foi também associado a um risco elevado de desenvolvimento de distúrbios metabólicos. O objetivo deste estudo foi examinar a associação entre os índices antropométricos de risco cardiovascular - relação cintura-quadril (RCQ), relação cintura-estatura (RCE) e índice de conicidade (IC) - com a composição corporal e o tempo de infecção em PVHIV.
Métodos. Foi realizado um estudo transversal analítico com 17 PVHIV de ambos os sexos. Foram medidos os seguintes parâmetros antropométricos: peso corporal, altura, índice de massa corporal (IMC), perímetro da cintura e do quadril, gordura corporal (GC), RCQ, RCE e IC. Para efeitos de análise estatística, a concordância entre os métodos utilizados para o diagnóstico do risco cardiovascular foi verificada através do coeficiente Kappa. As associações foram verificadas através do coeficiente “r” de Pearson. O nível de significância adotado foi de p < 0,05.
Resultados. Os resultados das análises de associação entre os índices antropométricos RCQ, RCE e IC indicaram que a RCQ e o IC foram inversamente correlacionados com o GC total (kg). Consequentemente, houve consenso em relação ao risco de DCV entre a RCQ e o IC, bem como entre os três índices coletivamente. Entretanto, não foi observada associação significativa entre os índices antropométricos RCQ, RCE e IC e o tempo de infecção pelo HIV.
Conclusão. Conclui-se que, na avaliação do risco de DCV em PVHIV, é mais confiável associar RCQ, RCE e IC do que utilizar esses índices separadamente, e a GC total pode ser associada ao IC ou à RCQ para avaliação do risco.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ISIS KELLY DOS SANTOS - UERN
Externa ao Programa - 2549958 - LUCIA LEITE LAIS - UFRNPresidente - 2626634 - PAULO MOREIRA SILVA DANTAS
Notícia cadastrada em: 05/12/2024 15:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao