Banca de DEFESA: CARLA ISMIRNA SANTOS ALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLA ISMIRNA SANTOS ALVES
DATA : 12/05/2018
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Reuniões do CONSEC
TÍTULO:

CONFIABILIDADE DA ESCALA DE SAINT-ANNE DARGASSIES INTERAVALIADORES NA AVALIAÇÃO DO PADRÃO NEUROLÓGICO EM RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO SEM COMPLICAÇÕES COM ULTRASSOM CRANIANO SERIADO NORMAL.


PALAVRAS-CHAVES:

Escala de Saint-Anne Dargassies; confiabilidade; exame neurológico; recém-nascido pré-termo. 


PÁGINAS: 75
RESUMO:

Objetivos: estudar a confiabilidade da Escala de Saint-Anne Dargassies [13] na avaliação do padrão neurológico em RNPT com ultrassom craniano seriado normal, a partir da determinação do grau de concordância entre os avaliadores e o avaliador considerado Padrão Ouro para estabelecer os limites de concordância dos itens da ESD durante o período da prematuridade. Métodos: avaliou-se 20 RNPT, não complicados, nascidos e atendidos na Unidade de Terapia Intensiva da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), Natal/Brasil, no período de agosto de 2012 a dezembro de 2013. A avaliação de cada grupo foi feita independentemente por dois avaliadores em cada grupo (I; II) e todos os RN foram avaliados pelo Padrão Ouro. Resultados: foi observado alta concordância entre os avaliadores do grupo I e do grupo II em relação ao Padrão Ouro para avaliação do padrão postural, reflexos primitivos, tônus passivo e tônus ativo. Ainda foi observado probabilidade de igualdade entre as medidas do perímetro cefálico nos dois grupos. Conclusão: a Escala de Saint-Anne Dargassies demonstrou alta confiabilidade e homogeneidade, podendo ser considerada uma escala com alta reprodutibilidade e ser utilizada como instrumento de avaliação para o RNPT com ou sem complicações clínico/neurológicas durante o período de prematuridade até a idade de termo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2179208 - ANA RAQUEL RODRIGUES LINDQUIST
Presidente - 1216706 - AUREA NOGUEIRA DE MELO
Externo ao Programa - 1160736 - CLAUDIA RODRIGUES SOUZA MAIA
Externo à Instituição - GISELDA FÉLIX COUTINHO - UEPB
Externo à Instituição - SEBASTIAO FRANCO DA SILVA - F.M.Nassau
Notícia cadastrada em: 16/05/2017 10:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao