Banca de QUALIFICAÇÃO: MIGUEL ADELINO DA SILVA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIGUEL ADELINO DA SILVA FILHO
DATA : 06/02/2017
LOCAL: Sala de Aula do PPGCSa

Modelo semi-mecânistico de anfotericina b e superagregados contra Candida albicans atcc

Modelo semimecanistico; modelagem PKPD, Anfotericina B e Anfotericina B aquecida

A Amfotericina B (AmB) ainda permanece como uma opção de tratamento de infecções fúngicas invasivas. Contudo, a forma micelar (AmB-D) apresenta efeitos adversos graves. As formas lipossómicas têm baixa toxicidade mas são dispendiosas. O AmB aquecido (AmB-H) pode ser uma tentativa de melhorar o índice terapêutico AmB. Os índices PDPD são amplamente utilizados no entanto apresenta algumas limitações. A modelagem de PKPD é uma técnica passo a passo bem aceita no processo de desenvolvimento de fármacos. O objetivo deste trabalho foi construir um modelo farmacodinâmico de AMB-D e AmB-H contra a ATCC Candida Albicans para apoiar as decisões clínicas da AmB e também verificar as diferenças para AmB-H no que se refere ao mecanismo de ação para suporte Um desenvolvimento de fármaco de AmB-H. O modelo Emax com duas populações (suscetíveis e persistentes) foi a melhor descrição do ensaio de matar tempo. Ambas as formulações apresentaram parâmetros farmacodinâmicos bastante semelhantes, no entanto AmB-H mostrou uma ligeira melhoria. O Emax e EC50 de AmB-D foi um pouco mais elevado do que AmB-H. Portanto, em baixas concentrações, a inclinação (Emax / EC50) é de 8,267 L / mgh e 8,817 L / mgh para AmB-D e AmB-H, respectivamente. Indica uma ligeira potência elevada para AmB-H. Em relação à indução de resistência Ksp por AmB-D e AmB-H foi estimada em 1,55x10-2 h-1 e a 1,45x10-2 h-1, respectivamente. Indica uma menor indução de resistência a fármacos por AmB-H. O mecanismo de ação da droga é principalmente por monômeros de AmB fazendo formações de canais de membrana e por agregados induzindo processo de peroxidação na membrana fúngica. Como os agregados de AmB-H não são capazes de induzir o processo de peroxidação que tornam esta forma menos tóxica para células de mamífero, podemos inferir que as formas de monómeros têm um papel importante no mecanismo farmacodinâmico e os agregados normais não podem aumentar a actividade de AmB como muito. Como os custos da terapia continuam a aumentar, AmB-H pode ser uma escolha de terapia acessível para o futuro.

Interno - 1048067 - ANTONIO MANUEL GOUVEIA DE OLIVEIRA
Presidente - 1178187 - ERYVALDO SOCRATES TABOSA DO EGITO
Externo à Instituição - FRANCINE JOHANSSON AZEREDO - UFBA
Externo ao Programa - 2432313 - RAND RANDALL MARTINS