Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE COELHO SERQUIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXANDRE COELHO SERQUIZ
DATA : 12/08/2016
LOCAL: Sala Carl Peter von Dietrich/ Departamento de Bioquímica da UFRN

AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES FUNCIONAIS DA FRUTA ATEMOIA (ANNONA CHERIMOLA X ANNONA SQUAMOSA L.): ATIVIDADE CITOTÓXICA, ANTIOXIDANTE, ANTICARCINOGÊNICA E NEFROPROTETORA DE EXTRATOS DA CASCA, POLPA E SEMENTE

Antioxidante; Fruta; Estresse Oxidativo;

A exposição ao ambiente, níveis elevados de xenobióticos na dieta e até as reações bioquímicas realizados pelo metabolismo aumentam a geração de espécies reativas de oxigênio (ROS) e nitrogênio (RNS). O aumento de  ROS e RNS cria um meio de estresse oxidativo intenso, que gera um série de problemas fisiopatológicos. Relatos de vários estudos levam a indicação de que antioxidantes dietéticos possuem benefícios na prevenção de doenças e as frutas se destacam pela grande quantidade de substâncias bioativas com esse atividade benéfica. A atemóia é uma fruta que foi pouco estudada e não se conhece seus componentes químicos (nutrientes). Portanto, é muito importante compreender os mecanismos da reação dos antioxidantes presentes na fruta atemóia com os radicais livres. Esta avaliação elucida prováveis mecanismos de ação dos compostos antioxidantes presentes na atemóia, para isso foram feitos vários ensaios in vitro e in vivo do qual destaca formação de extrato aquoso e farinha das partes da semente, casca e polpa, quantificação de proteínas, carboidratos e compostos fenólicos, testes antioxidantes; capacidade antioxidante total (TAC), sequestro de radicais hidroxila (SRH), sequestro de radicais superóxido (SRS), quelação de metais (QM), viabilidade celular em células carcinogênica e normal, também foram avaliadas a capacidade citotóxica e antioxidante in vivo  e nefroprotetora dos extratos aquosos. Sendo assim, os extratos da fruta atemoia apresentaram efeitos funcionais dos qual destaco, apresentaram valores elevados nos testes antioxidantes in vitro como, CAT, SRH, SRS e QM. Para a viabilidade celular as células mostraram-se viáveis com crescimento estimulado pelos extratos nas células normais e cancerígenas, sugerindo seu uso como um provável marcador de câncer renal. Já os resultados da capacidade citotóxica in vivo não foram apresentadas alterações nos ensaio hematológicos sanguíneos, como também nas avaliações bioquímicas, renais e do fígado, sustentado pela ausência de alterações nos estudos histológicos dos órgãos (intestino, estômago, pâncreas, rim e fígado), todos os ensaios mantiveram-se sem alteração nas dosagens de 50; 400; 1000 mg de extratos (casca; polpa e semente) da atemoia por kg de peso do animal. Os resultados dos efeitos antioxidantes enzimático endógeno (catalase-CAT; superóxido dismutase- SOD; glutationa peroxidase-GPx) desses extratos nos animais mostraram-se que os animais suplementados com os extratos da atemoia, tiveram um aumento significativo quando comparado com os grupos controle (água e vitamina E), ocorrendo assim um efeito antioxidante dos extratos da atemoia. No ensaio de nefroproteção, foi identificado que mesmo com o estimulo da nefropatia por cadmio os animais que receberam o extrato tiveram valores significativos de melhora dos parâmetros da: ureia e creatinina sanguínea e da urina, taxa de filtração glomerular, assim como os estudos histológicos do rim, um fato importante é que nesses animais também obtivemos aumento das enzimas antioxidantes como (CAT; SOD e GPx). Sendo assim, os extratos mostram-se funcionais podendo estimular efeitos benéficos em diversas doenças, no entanto mais estudam precisam elucidar as vias e compostos específicos que possam atuar nesses benefícios.

Externo ao Programa - 2646462 - BRUNA LEAL LIMA MACIEL
Presidente - 2195251 - HUGO ALEXANDRE DE OLIVEIRA ROCHA
Externo ao Programa - 2962496 - RAFAEL BARROS GOMES DA CAMARA
Notícia cadastrada em: 10/08/2016 17:29