Banca de DEFESA: FRED SIZENANDO ROSSITER PINHEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRED SIZENANDO ROSSITER PINHEIRO
DATA: 17/12/2015
LOCAL: CONSEC - CCS

EMISSÃO DE RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA NÃO IONIZANTE NA CIDADE DO NATAL: CARACTERIZAÇÃO, AVALIAÇÃO E MODELAMENTO COM BASE NA INTENSIDADE DO CAMPO ELÉTRICO E TAXA DE EXPOSIÇÃO

Radiação Não Ionizante; Campo Elétrico; Comunicações Móveis; Análise Multivariada; Exposição à Radiação; Televisão; Estações Rádio Base; Medições de RNI; Áreas urbanas

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

As ondas eletromagnéticas utilizadas nas telecomunicações, até os anos 1980, eram tidas por órgãos ambientais como formas aparentemente “limpas” de energia, cujos efeitos não eram considerados como minimamente prejudiciais à saúde. O surgimento da Telefonia Celular, a partir dos anos 1990, e a construção frenética de torres nas cidades assustou a população e levou a comunidade científica mundial a dar maior atenção ao tema.  Um estado pobre como o Rio Grande do Norte (PIB 51,4 bilhões de reais em 2013) evoluiu a quantidade de celulares em operação de 340 mil no ano 2002 para 4,6 milhões em 2014. No RN a quantidade de linhas celulares supera a própria população, com uma densidade de 128,98 acessos para cada 100 habitantes. Natal, a capital do RN, com 850 mil habitantes, já possui 882 Estações Rádio Base dos Sistemas celulares em 167,26 km2 de área urbana. Dados da ANATEL (agosto de 2015). O objetivo do presente trabalho é fazer um diagnóstico sobre a situação atual da emissão de radiação eletromagnética não ionizante em toda área urbana da cidade do Natal. A metodologia usada levou em conta medições de intensidade das radiações feitas em 160 diferentes pontos da cidade. As radiações foram medidas na faixa de 88MHz a 2.400 MHz. Os serviços de telecomunicações avaliados na pesquisa foram: TV (Broadcasting), Rádio FM (Broadcasting), Sistemas Celulares e WLAN (IEE 802.11bg). Foram considerados para comparação os limites de exposição do ICNIRP (International Commission on Non Ionization Protection), parâmetros: “Intensidade de Campo Elétrico” e “Razão de Exposição” (Exposure Ratio). Resultados: de acordo com as medições realizadas, 48.48 % da exposição eletromagnética outdoor na cidade do Natal decorre da radiação emitida pelos transmissores de TV. Da mesma forma, constatou-se que, em 77,2 % dos pontos pesquisados, a intensidade do campo elétrico gerada pelas TVs supera todos os demais serviços de telecomunicações, inclusive a Telefonia Celular. A Taxa de Exposição (ER) média de RNI verificada para a faixa de frequência pesquisada foi de 4,43. 10 -3, enquanto o valor máximo foi de 7,67. 10-2. Com base na informação de que a radiação emitida pelos transmissores de TV é a mais relevante na cidade, foi desenvolvido modelo para estimativa do Campo Elétrico correspondente em qualquer ponto da cidade. O modelo foi concebido através da Técnica Estatística de Regressão Multivariada, a partir das 160 amostras. As equações finais obtidas permitem as estimativas com grau de precisão R2 superior a 0,9, p<0,1. Constatou-se que o expoente de atenuação para propagação de RF na cidade varia entre 2,6 e 2,8. Conclusões: a exposição eletromagnética à RNI em ambientes outdoor na cidade do Natal está em níveis abaixo dos limites de segurança definidos pelo ICNIRP e ANATEL. Os serviços que mais contribuem para RNI em Natal são: 1-TV, 2-Sistema Celular e 3-Rádios FMs.

Externo à Instituição - ANDRE PEDRO FERNANDES NETO - UERN
Externo ao Programa - 2524053 - ANTONIO LUIZ PEREIRA DE SIQUEIRA CAMPOS