Banca de DEFESA: ANA CAROLINA PATRICIO DE ALBUQUERQUE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINA PATRICIO DE ALBUQUERQUE SOUSA
DATA: 05/02/2015
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITORIO DO DEP. DE FISIOTERAPIA
TÍTULO:

Desempenho Físico em Idosos com Diferenciados Perfis Epidemiológicos: Análise do Estudo IMIAS (International Mobility in Aging Study) sob a Perspectiva Epidemiológica do Curso da Vida e de Biomarcadores da Inflamação e do Estresse


PALAVRAS-CHAVES:

Idosos, desempenho físico, curso da vida, adversidade sócio-economica, biomarcadores, proteína c-reativa, cortisol


PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO:

O presente estudo analisou a associação entre a adversidade no curso da vida e o desempenho físico em idosos comunitários de diferentes sociedades. Além disso, avaliou a influência de biomarcadores de inflamação e do estresse no desempenho físico desses idosos.

Métodos: Foram utilizados dados do Estudo Internacional de Mobilidade no Envelhecimento (pesquisa de base), composto por 1.995 indivíduos entre 65 e 74 anos de idade e residentes na comunidade. Desempenho físico foi avaliado através do Short Physical Performance Battery (SPPB) e da força de preensão manual. Adversidades econômica e social foram estimada a partir de eventos adversos na infância, baixo nível de educação, ocupação laboral semi-qualificada durante a idade adulta, morar sozinho e ter renda insuficiente na velhice.

A proteína c-reativa foi considerada como o biomarcador inflamatório e o cortisol como o biomarcador de estresse.

Resultados: o baixo desempenho físico foi associado a ter sofrido adversidade social e econômica na infância ter tido ocupação semi-qualificada na idade adulta, morar sozinho e possuir renda insuficiente na velhice. O baixo desempenho físico também foi associado com os altos índices de inflamação e de estresse. Além disso,o desempenho físico foi menor nos participantes que vivem na Colômbia, Brasil e Albânia do que nos que vivem no Canadá, apesar de ajuste para a adversidade no curso da vida, idade e sexo. Conclusões: Os resultados evidenciaram uma associação entre inflamação, estresse e desigualdades sociais e econômicas na infância sobre o desempenho físico durante a velhice em populações distintas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1460020 - ALVARO CAMPOS CAVALCANTI MACIEL
Externo à Instituição - DANIELE SIRINEU PEREIRA - UNIFAL-MG
Externo à Instituição - LEANI SOUZA MAXIMO PEREIRA - UFMG
Presidente - 350637 - RICARDO OLIVEIRA GUERRA
Externo ao Programa - 1149619 - SELMA SOUSA BRUNO
Notícia cadastrada em: 29/01/2015 08:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao