Banca de DEFESA: LIANA GALVAO BACURAU PINHEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIANA GALVAO BACURAU PINHEIRO
DATA: 22/08/2013
LOCAL: DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO - CAMPUS CENTRAL

Risco Cardiovascular e Fatores Associados em Adolescentes

Adolescentes, história familiar de doenças cardiovasculares, fator de risco cardiovascular, padrão dietético, sódio na dieta, gorduras na dieta, alimentos industrializados.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

As enfermidades cardiovasculares são responsáveis pela maioria dos óbitos na população mundial. Os fatores associados ao risco cardiovascular, obesidade, dislipidemia, hipertensão e síndrome metabólica têm início na infância e permanecem na idade adulta. Portanto, existem evidências suficientes de que a origem das enfermidades cardiovasculares encontra-se na infância e adolescência, mas essas etapas são consideradas chaves na prevenção primária da enfermidade cardiovascular. Assim, os objetivos desse estudo foram: determinar os fatores associados ao risco cardiovascular em adolescentes de Natal-RN; verificar a prevalência de pressão arterial elevada, excesso de peso, obesidade central, HFDCV e nível de atividade física nos adolescentes; identificar os componentes clínico-antropométricos de risco associados ao risco cardiovascular em adolescentes; identificar os componentes dietéticos de risco associados ao risco cardiovascular em adolescentes; conhecer os alimentos processados que contribuem com o consumo de sódio e gordura saturada na dieta habitual dos adolescentes e classificá-los conforme a legislação brasileira. O estudo epidemiológico foi do tipo transversal e, para a execução das diversas etapas dessa pesquisa foi formada uma equipe multiprofissional. Ocorreu dentro de um processo de trabalho coletivo, com base nos conhecimentos científicos e na relação recíproca entre diferentes áreas profissionais. O consumo alimentar habitual foi avaliado por meio de dois recordatórios de 24 horas. Considerando as características do delineamento amostral, foi determinado o efeito do desenho < 2,5. Duas análises fatoriais exploratórias foram realizadas para obtenção dos padrões para risco das doenças cardiovasculares e padrão dietético, por meio da análise de componentes principais. Dois fatores foram derivados e denominados “componente clínico antropométrico de risco” e “componente consumo dietético de risco”. O critério de Kaiser-Meyer-Olkin foi o escolhido para obtenção do número de fatores. A análise bivariada foi conduzida a partir do teste qui-quadrado com nível de confiança de 95% e a magnitude da associação foi obtida pela Odds Ratio.  Os alimentos processados da dieta habitual dos adolescentes foram classificados quanto ao teor de sódio e gordura saturada, com base na legislação brasileira. A estimativa de consumo de sódio e gordura saturada foi apresentada em porção média do alimento referido. Dos 429 adolescentes elegíveis 12,1% apresentaram obesidade central, 14,9% excesso de peso, 48,6% tinham história familiar positiva para fatores de risco de doenças cardiovasculares, 42,1% eram inativos e 16,5% possuíam pressão arterial elevada. O consumo de sódio foi superior ao recomendado (3430,46 mg; IC: 3287,59 - 3573,33) e o de potássio abaixo das recomendações (1719,83mg; IC: 1651,21 - 1788,44). Elevado risco cardiovascular foi observado nos adolescentes com história familiar para fatores de risco de doenças cardiovasculares (OR=2,09; IC 1,20 – 3,64), apresentando valores maiores (OR=2,97; IC 1,84 - 4,78) nos adolescentes com idade acima de 11 anos. Os adolescentes com HFDCV demonstraram cerca de duas vezes mais chance de terem fator de risco de doença cardiovascular elevado em relação aos que não tinham história familiar. O estudo para avaliar o consumo habitual de sódio e gordura saturada oriundos dos alimentos processados mostrou que, na dieta habitual, 63,2% dos alimentos consumidos eram processados e 36,8% não processados. O consumo médio diário de energia, sódio e gordura saturada provenientes dos processados foi 1383,0 ± 538,3 Kcal, 3277,6 ± 1326,8 mg e 16,6 ± 8,1g, respectivamente. A maioria dos produtos classificados pertencia às categorias com valores superiores ao atributo baixo (maior que 80 mg de Na/100 g) e elevado de sódio (igual ou superior a 400 mg de Na/100 g) e gordura saturada (igual ou superior a 5g/100g ou 2,5 mL/100mL. O consumo habitual de sódio e gordura saturada dos adolescentes foi elevado e os alimentos processados contribuíram para esse desfecho. A história familiar para fatores de risco de doenças cardiovasculares e a idade foram significantes para o risco elevado de doenças cardiovasculares nos adolescentes.

Presidente - 349432 - LUCIA DE FATIMA CAMPOS PEDROSA SCHWARZSCHILD
Interno - 2495713 - ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ