Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANO CESAR LIMA DE CARVALHO

DATA: 20/08/2013
LOCAL: UFRN/CCHLA/AUDITÓRIO B

O DISCURSO DO GROTESCO NA MÍDIA DIGITAL

Discurso; grotesco; cyberespaço; blog; humor.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Essa dissertação apresenta um estudo sobre o discurso do grotesco em mídias digitais, especificamente em blogs. Apoiamo-nos sob a base teórico-conceitual e metodológica da Análise do Discurso de Escola Francesa. Realizamos, portanto, a análise de um conjunto de postagens no blog EU SOU RYCA CLEYCIANE com base em algumas proposições sobre o discurso do grotesco em Bakhtin, Muiniz Sodré, Raquel Paiva, Wolfgang Kayser e Mary Russo. As expressões do grotesco analisadas resultam, predominatemente, em efeito humorístico, obtido por meio de ironias, parodização e esteriótipos, em que se apela para o ridículo e para o rebaixamento, através de uma forte tensão entre o "belo" e o "feio", o socialmente aceitável e a aberração, o gosto pelo estranho e pelo esteticamente chocante. O grotesco surge inicialmente como uma característica expressiva de pinturas ornamentais encontradas nas grutas romanas no final do século XV, e hoje pode ser visto permeando desde esculturas, quadros, obras literárias, programas de auditório para televisão, vídeos hospedados no cyberespaço, especiifcamente no domínio coletivo dos webblogs. Esse trabalho, assim, busca analisar como o grotesco faz sua inserção, a partir de uma realidade cotidiana, no ciberespaço.

Presidente - 1476540 - CELLINA RODRIGUES MUNIZ
Interno - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Interno - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Notícia cadastrada em: 06/08/2013 10:12