Banca de QUALIFICAÇÃO: HUDSON LIMA BEZERRA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HUDSON LIMA BEZERRA ROCHA
DATA: 30/11/2012
HORA: 14:00
LOCAL: CCHLA - Setor II Bloco D Sala 2
TÍTULO:

Matizes da Cultura Pop em Caio Fernando Abreu


PALAVRAS-CHAVES:

Caio, cinema, música, pop, cultura, modernismo.


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Comparada
RESUMO:

A obra de Caio Fernando Abreu revela um autor com extrema habilidade de transitar entre o erudito e o popular. Em seus contos e crônicas, o autor emprega uma linguagem performática intercalada por referências que transformam seu texto em uma espécie de iconografia da Pop Art. Assim como os quadros da Pop Art, repletos de imagens da Coca-Cola, cigarro, pasta de dente ou latas de conserva, o discurso literário em Caio é pincelado por várias referências simbólicas ao consumismo moderno, bem como ao cinema, à música e ao culto das stars. Este traço do escritor exerce uma grande força atrativa sobre o leitor contemporâneo.

Em nosso trabalho, buscamos analisar este recurso na obra de Caio sob a ótica dos estudos culturais, vislumbrando desta maneira, uma análise das diversas formas de expressão da cultura pop em sua obra, reconhecendo estas referências enquanto recurso estilístico de seus textos e ressaltando suas relevâncias no estudo da obra do autor. Para tanto, nos apoiamos basicamente nas reflexões críticas dos teóricos: Lipovetsky (1996) e Adorno (2011), que discutem cultura e formação social na modernidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347569 - ANTONIO EDUARDO DE OLIVEIRA
Interno - 1149457 - ILZA MATIAS DE SOUSA
Interno - 1674934 - TANIA MARIA DE ARAUJO LIMA
Notícia cadastrada em: 28/11/2012 16:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao