Banca de QUALIFICAÇÃO: GILMARA VIVIANE CASTOR DE ANDRADE

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Comparada

Neste trabalho de pesquisa nos propomos a estudar a obra de Anna de Noailles, poetisa e romancista francesa que começou a publicar seus primeiros poemas no final do século XIX. Escolhemos para o corpus do nosso trabalho os poemas: Jeunesse, Les plaintes d’Ariane, J’écris pour que le jour où je ne serai plus e Renaissance, pertencentes à coletânea L’Ombre des Jours, publicada em 1902. A nossa motivação em estudar a poesia de Noailles foi verificar que seus poemas guardam uma forte expressão do lirismo romântico e também por essa poetisa preferir o cenário bucólico à modernização das cidades, valor que os poetas do seu tempo buscavam ressaltar em suas obras. Durante o nosso estudo, os poemas noaillianos nos chamaram a atenção pelo ineditismo do tema, de modo que nos motivou a aprofundar nossa pesquisa sobre sua poética. Além do eu lírico inspirado na natureza, encontramos também na poética de Noailles heranças do simbolismo. Observamos que a sinestesia é uma constante em seus poemas. Para nós esse refúgio na natureza é uma forma de libertação dos códigos artísticos e sociais da época. Nosso trabalho divide-se em três capítulos no primeiro fizemos uma breve contextualização sócio-cultural da poetisa, através de um estudo comparativo entre sua poética e o contexto cultural da época. No capítulo seguinte falamos do espaço interno da obra noailliana, isto é, a natureza e como esta afeta a inspiração do eu lírico. O último capítulo se constitui da análise de quatro poemas que escolhemos como corpus da nossa pesquisa.

Interno - 1676273 - ANA LUCIA BARBOSA MORAES
Presidente - 021.087.164-40 - KARINA CHIANCA VENANCIO - UFPB