Banca de DEFESA: JULIANNY DE LIMA DANTAS

DISCENTE: JULIANNY DE LIMA DANTAS

DATA: 27/06/2011

LOCAL: CCHLA

A tirinha cômica em questão: as atividades de leitura no livro didático de Língua Portuguesa

Leitura. Livro didático de língua portuguesa. Gênero tirinha.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes

ÁREA: Lingüística

SUBÁREA: Lingüística Aplicada

É possível perceber na contemporaneidade uma problematização cada vez mais constante quanto à validade e eficácia das práticas de ensino da leitura instauradas atualmente no Ensino Básico. As inteligibilidades geradas a partir de tantas vozes, e construídas na fronteira entre muitas consciências, contribuem para que se possa compreender e, de certa forma, amenizar compreensões distorcidas ou já ultrapassadas sobre o ensino da leitura e seus objetivos no ambiente escolar.  Ao compreender o dinamismo dessas práticas, que necessitam sempre ser modificadas em razão de novas demandas sociais, reconhecemos a validade de trabalhar com a perspectiva de leitura em sua dimensão histórica, social e dialógica (BAKHTIN, 1981, 2003). O livro didático de língua portuguesa (LDP), por sua vez, sendo uma das bases fundamentais da leitura na escola, torna justificada e necessária uma ativa produção de conhecimentos sobre as concepções teórico-metodológicas que embasam o trabalho com a leitura e ainda sobre a forma como esse trabalho é efetivamente encaminhado. Nosso objetivo nesta dissertação é, justamente, analisar atividades de leitura em quatro livros didáticos de Língua Portuguesa (Manuais do Professor), destinados ao 6º ano do Ensino Fundamental, tendo como recorte as atividades propostas a partir de um gênero discursivo específico, neste caso, a tira cômica. Por meio desta pesquisa, procuramos recuperar e elencar os objetivos que norteiam a elaboração das atividades de leitura nos LDP e, em seguida, verificar o cumprimento, ou não, desses objetivos no encaminhamento das atividades. Por fim, buscamos descrever como as práticas de leitura que envolvem a tirinha no livro didático podem legitimar ou preterir a leitura como espaço de construção e circulação de sentidos entre sujeitos situados sócio-historicamente.  Para que pudéssemos delinear melhor nosso objeto de pesquisa, optamos pela pesquisa documental de natureza qualitativa e levamos em consideração trabalhos como os de Belmiro (2006) e Mendonça (2006), entre outros, bem como estudos específicos sobre a natureza e constituição da linguagem (Bakhtin 1981, 2003).

Externo à Instituição - CELIA MARIA MEDEIROS BARBOSA DA SILVA - UnP
Externo ao Programa - 6347805 - DENISE MARIA DE CARVALHO LOPES