LETRAMENTO E FORMAÇÃO LITERÁRIA: O CONCURSO POEART DE VERSO A VERSO E O POETA-EDUCADOR
Letramento literário. Ensino de Literatura. Poema. Autor.
Este estudo focaliza uma experiência de ensino centrada na organização e implementação de um concurso literário voltado para a inscrição e performance de poetas autores. Teoricamente, o trabalho se fundamenta nas contribuições da Linguística Aplicada (LEFFA, 2001), nos estudos de letramento com foco em projetos de letramento (KLEIMAN, 2000; OLIVEIRA, SANTOS; TINOCO, 2011; OLVEIRA, 2016), nas abordagens de gêneros textuais, filiadas à nova retórica (BAZERMAN, 2005; 2006; MILLER, 1984) e nas discussões que problematizam o ensino da literatura ((BERNARDES; MATEUS, 2013; TODOROV, 2009; LAJOLO, 2001; BARTHES, 2013; PETIT, 2009; 2013). Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa de natureza etnográfica crítica (THOMAS, 1993). A análise apoia-se em dados gerados em um projeto de letramento literário cujo objetivo central foi organizar e implementar o concurso literário "PoeArt de verso a verso", visto como um evento de letramento literário promissor de transformações no aluno e no ensino. O estudo aponta para a necessidade de se reconfigurar a relação professor, alunos e texto literário a partir de abordagens mais dialógicas e colaborativas que salientem a natureza plural, dinâmica, identitária e agentiva das práticas literárias.