Banca de DEFESA: ALANA DRIZIE GONZATTI DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALANA DRIZIE GONZATTI DOS SANTOS
DATA : 16/12/2020
LOCAL: Plataforma Google Meet

Letramento comunitário: engajando saberes locais aos saberes escolares

Letramento comunitário. Engajamento. Saberes locais. Saberes escolares.

Esta pesquisa parte do princípio de que discussões acerca de engajamento, empoderamento e transformação nas esferas familiar, comunitária e escolar se fazem necessárias na conjuntura atual, caracterizando-se metodologicamente como qualitativa (ERICKSON, 1990; BORTONI-RICARDO, 2008; LAKATOS; MARCONI, 2010) de natureza etnográfico-crítica (THOMAS, 1993; HEATH, STREET, 2008; MATTOS, CASTRO, 2011). Os ambientes da investigação são a Escola Municipal Professor Ulisses de Góis e o bairro de Nova Descoberta – Natal – RN. Os cem colaboradores são constituídos por membros da equipe escolar, alunos de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, familiares e agentes externos vinculados a dez estabelecimentos diferentes. No que tange aos procedimentos de geração de dados, foi realizado, em 2017, um projeto de letramento comunitário, durante um ano letivo, com os colaboradores envolvidos, efetuando ações de leitura, fala e escrita que possibilitassem o engajamento escola-família-comunidade, registradas no recurso online e-book intitulado “Nova(s) Descoberta(s) do nosso bairro: famílias, memórias e histórias”. O objetivo geral da pesquisa foi discutir um projeto de letramento comunitário e seus impactos no redimensionamento das práticas de fala, leitura e escrita no espaço escolar. Especificamente, procuramos (i) caracterizar a rede de atividades desenvolvida no projeto de letramento comunitário; (ii) identificar estratégias de ações, eventos e práticas que favoreçam a articulação entre escola-família-comunidade; (iii) refletir acerca de espaços de aprendizagem na comunidade a partir da escola como agência catalisadora de ações; (iv) estabelecer articulação entre os saberes locais e os saberes escolares por meio das práticas de letramento mobilizadas. São assumidos como referencial teórico os estudos de letramento (STREET, 1984, 2011, 2014; BARTON; HAMILTON; IVANIC, 1993; HAMILTON, 2000; KLEIMAN, 1995, 2005, 2006, 2016; ROJO, 2009; OLIVEIRA, 2010a, 2010b; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2014), com foco em questões de letramento comunitário (HEATH, 1983; BARTON, HAMILTON, 1998; HEATH, 2004; BARTON, IVANIC, APPLEBY, HODGE, TUSTING, 2007).  São trabalhados de forma central, também, conceitos de desterritorialização, comunidade de aprendizagem, saberes locais e saberes escolares. A partir das discussões empreendidas, foram elencadas como categorias analíticas rede de atividades, engajamento escola-família-comunidade, desterritorialização dos lugares de aprendizagem e artefatos culturais e saberes locais. As análises indicam que, por meio do projeto “Nova(s) Descoberta(s): escola, família e comunidade”, saberes não tradicionalmente disponibilizados no espaço escolar foram mobilizados via linguagem, focalizando nos interesses dos sujeitos e na valorização da cultura local, o que contribui para a compreensão crítica do ambiente em estudo e para a criação de novas relações entre professor, pesquisador, aluno, família e comunidade.

Externo à Instituição - ARTHUR LUIS DE OLIVEIRA TORQUATO - IFRN
Externa ao Programa - 6347805 - DENISE MARIA DE CARVALHO LOPES