Banca de QUALIFICAÇÃO: LAERTE LIRA DA SILVA

DISCENTE : LAERTE LIRA DA SILVA
DATA : 02/12/2020
LOCAL: Sala virtual - Google Meet

Da palavra ao traço: a análise dialógica do processo de transposição do espaço sertanejo, em Grande Sertão: Veredas, para a homônima adaptação em graphic novel.

Grande Sertão: Veredas. Graphic Novel. Dialogismo. Arquitetônica. Adaptação.

A produção literária de João Guimarães Rosa foi e é ensejadora de inumeráveis ações e eventos no círculo literário, seja nacional ou internacional: são encontros, seminários, palestras, projetos literários diversos, reportagens, além de uma vasta e relevante produção acadêmica e editorial. Sua obra dá suporte ao desenvolvimento de estudos em diferentes áreas, além do diálogo interdisciplinar entre elas, quais sejam: teoria e critica literária, estudos culturais, filosofia, psicologia, história e linguística, por exemplo. Aos seus mais conhecidos e apreciados contos, são tributárias, importantes traduções intersemióticas, no universo artístico da música, do cinema e da televisão. Nessa conjuntura, especial atenção é dada a sua mundialmente conhecida obra-prima, traduzida para diversos idiomas: o romance Grande Sertão: Veredas (ROSA, 2001). Tal obra também se tornou objeto para a tradução em diferentes adaptações artísticas, tal qual a sua prosa contista. Nesse mote, recebeu lugar nas adaptações do universo dos quadrinhos, com a explosão desses objetos artísticos, no mercado editorial brasileiro, no início do século XXI. Em uma era de enorme exploração dos meios e processos tecnológicos, relativos à esfera comunicativa e informativa, como as mídias sociais, por exemplo, ganha relevo a primazia do enunciado verbo-visual (BRAIT, 2013) como uma nova proposta de letramento e possibilidades artístico-literárias. Nesse diálogo entre o verbal e o visual, formando uma unicidade verbo-visualizada nas adaptações quadrinísticas, os estudos teóricos fundamentais de Brait (2009; 2013; 2014), Ramos (2019), Mccloud (1993; 2005), Eisner (2010) tornam-se imprescindíveis para o estabelecimento do diálogo interdiscursivo e intersemiótico entre o texto de Rosa (2001) e da Graphic Novel de Guazzelli Filho (2016), a partir dos estudos teórico-literários e da linguagem calcados nos textos bakhtinianos (BAKHTIN, 2010, 2011, 2016), que possibilitam estender toda a compreensão de suas investigações teóricas para diferentes formas de linguagem e expressão artísticas. Tudo isso passa a alcançar a atividade analítica de nossa pesquisa, com a percepção e desdobramento de categorias espaciais no enredo do romance, a saber, o espaço geográfico e o espaço ideológico, e de como se efetiva o processo de suas respectivas transposições do estritamente verbal à interpretação verbo-visual na obra adaptada. Com isso, buscaremos compreender as possibilidades, transformações e dificuldades aferidas no resultado decorrente do referido processo, galgando a meta de atingir uma conclusão em termos de a adaptação ser capaz de responder aos projetos arquitetônicos e composicionais (BAKHTIN, 2010) de uma obra literária fonte de forma satisfatória ou não.

Presidente - 1000286 - ORISON MARDEN BANDEIRA DE MELO JUNIOR
Interna - 1515458 - MARTA APARECIDA GARCIA GONCALVES