Banca de DEFESA: MARÍLIA CAMPOS SABINO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARÍLIA CAMPOS SABINO
DATA : 30/06/2020
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO:

A construção estativa com o verbo ser no português brasileiro


PALAVRAS-CHAVES:

Descrição do português. Construção estativa. Verbo ser. Gramática de Construções. Linguística Funcional Centrada no Uso.


PÁGINAS: 233
RESUMO:

Nesta tese, objetiva-se examinar a construção estativa com o verbo ser no português atual considerando o continuumléxico – gramática.Até o momento, grande parte do material disponível e das pesquisas já empreendidas enfatiza, sobretudo, a análise do processo de gramaticalização desse verbo e o classifica, de um ponto de vista apenas morfossintático, como o representante mais geral dos verbos de ligação ou como um verbo auxiliar, semanticamente enfraquecido e com valor procedural. Entretanto, amostras da construção estativa com o verboserno português contemporâneo revelam um processo de variação em seus usos. Nesse sentido, busca-se analisar padrões construcionais (gramaticais e lexicais) instanciados por essa construção na atualidade, considerando sua multiplicidade semântica, aspectos cognitivos e interacionais. A análise proposta tem natureza quali-quantitativa e se fundamenta na Linguística Funcional Centrada no Uso, que conjuga a tradição funcionalista norte-americana com a Linguística Cognitiva, em especial, a corrente vinculada à Gramática de Construções, entre outros. Os dados advêm de textos reais extraídos do Corpus Discurso & Gramática, em sua modalidade escrita, do Banco Conversacional de Natal e de canções coletadas na internet. Resultados indicam que os padrões da construção em estudo evidenciam um deslizamento que vai, em um continuum, de verbo pleno a verbo de ligação e a verbo auxiliar, havendo ainda ocorrências em construções das parcialmente especificadas e flexíveis às mais idiossincráticas. Ratifica-se, nesse sentido, a relevância da interface entre os aspectos formais e funcionais na análise dos usos linguísticos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1673239 - JOSE ROMERITO SILVA
Interna - 1451510 - MARIA ALICE TAVARES
Interna - 345.159.097-20 - MARIA ANGELICA FURTADO DA CUNHA - UFRN
Externa ao Programa - 1393548 - NEDJA LIMA DE LUCENA
Externa à Instituição - LEONOR DE ARAUJO BEZERRA OLIVEIRA - IFRN
Externa à Instituição - SHEYLA PATRICIA TRINDADE DA SILVA COSTA - IFRN
Notícia cadastrada em: 02/06/2020 14:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao