A construção de sentidos por marcações não-manuais em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): um estudo baseado em frames
Marcações não-manuais, Jogos de Linguagem e Frames
Este estudo tem como objetivo verificar como e em que medida as marcações não manuais contribuem para a construção de sentido do discurso em libras. Para isso, escolhemos um sinal específico que será analisado em três vídeos com diálogos de pessoas sinalizantes, surdas e ouvintes, retirados do youtube. A nossa análise tem a finalidade de identificar o sinal nos vídeos selecionados envolvendo diferentes jogos de linguagem, descrever o sinal e as marcações não-manuais que o acompanham e caracterizar os frames evocados pelo sinal. Para apoiar a nossa análise, consideramos a teoria de frames (FILLMORE, 1982; LAKOFF, 2012, 2014; DUQUE, 2015) e jogos de linguagem (WITTGENSTEIN, 2012; 2012; DUQUE, 2016) e está respaldado na abordagem ecológico-cognitiva da linguagem (DUQUE, 2017).