O INTERDISCURSO NOS MOVIMENTOS DE EDUCAÇÃO POPULAR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O BRASIL (MEB) E A COLÔMBIA (ACPO).
MEB, ACPO, educação popular, programas radiofônicos, ethos, interdiscurso.
A presente pesquisa analisa o discurso de educação popular nas práticas discursivas do Movimento de Educação de Base – MEB, no Brasil, e da Ação Cultural Popular – ACPO, na Colômbia, numa perspectiva interdiscursiva, tendo, como corpus, roteiros de aulas e programas radiofônicos produzidos e apresentados no contexto do trabalho socioeducativo das duas instituições. O objetivo é identificar a permanência ou mudanças de sentidos presentes no discurso socioeducativo veiculado pelos programas radiofônicos das duas entidades, situados na discursividade de dois contextos sociais e históricos diferentes. Esta pesquisa, de cunho documental, também se insere no âmbito da pesquisa qualitativa, dado o seu caráter interpretativista, mobilizando um aporte teórico formado pela Análise do discurso – AD francesa, dentre a qual destacamos as categorias do interdiscurso, do posicionamento, do ethos discursivo e das cenas de enunciação, com base nos estudos de Dominique Maingueneau. Além disso, recorremos aos princípios político-pedagógicos da Educação Popular, elegendo o pensamento de Paulo Freire, como parâmetro para a análise das práticas discursivas de ambas as instituições. A partir das categorizações de Maingueneau, construímos um dispositivo de análise que possibilitou, a partir da análise interdiscursiva, a identificação de permanências, deslocamentos e mudanças de sentidos no discurso da Educação Popular, nas duas experiências socioeducativas geradas e geridas sob a institucionalidade da Igreja Católica, com forte impacto social junto aos camponeses da América Latina.