A RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA EM SEQUÊNCIAS ARGUMENTATIVAS DE TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Responsabilidade Enunciativa. Sequências argumentativas. Produção textual escrita
Esta pesquisa se insere nos estudos da Análise Textual dos Discursos (doravante ATD), proposta por Jean-Michel Adam (2011). A ATD oferece possibilidades de uma abordagem teórica e metodológica, no âmbito da Linguística Textual, em uma perspectiva interdisciplinar, considerando o quadro mais amplo da análise do discurso. Nessa direção, analisamos a Responsabilidade Enunciativa (RE), que constitui juntamente com a Coesão Polifônica, um dos oito níveis que o autor propõe para análise dos textos/discursos. O corpus se constitui de trinta (30) textos que apresentam a sequência argumentativa e foram produzidos por alunos do Ensino Médio de uma escola pública em Nova Cruz/RN. Nos referidos textos, objetivamos identificar, descrever e analisar marcas linguísticas da (não) assunção da RE. O quadro teórico, além de Adam (2008, 2010, 2011), inclui autores que estudam a Enunciação, entre eles Rabatel (2009, 2016), Guentchéva (1994, 1996, 2011); Authier–Revuz (2004). Igualmente, acompanhamos Bakhtin (2003); Koch (1998; 2009); Bentes (2008); Olbrechts-Tyteca (1996); Toulmin (2001); Charaudeau (2016); Marcuschi (2007) e Schneuwly e Dolz (1999). Rodrigues, Silva Neto, Passeggi (2010) e Rodrigues (2014) nos subsidiaram em relação à aplicação das propostas teóricas que adotamos nesta pesquisa oferecendo-nos suporte também metodológico sobre a Análise Textual dos Discursos, especialmente, no recorte sobre a Responsabilidade Enunciativa Na metodologia, descrevemos a pesquisa e o contexto de produção dos textos e as categorias de análise. Os resultados preliminares apontam o uso da primeira pessoa do singular, o uso de verbos e advérbios com valor apreciativo ou opinativo, materializando, assim, assunção e engajamento enunciativo, nas redações, em zonas textuais das sequência argumentativas.