Para Além do Drama: Tensão entre a palavra e o gesto em Clarice Lispector
Drama. Gesto. teatralidade. Literatura. Mimesis. Diégese.
O drama, gênero literário que faz parte da concretização das artes do espetáculo, provoca, desde as suas origens, limites disciplinares. Assim, por sua condição fronteiriça, de texto fruto que norteia a cena, o drama se constitui como objeto transdisciplinar, ainda quando focalizado sob a ótica literária. E como a literatura de Clarice Lispector apresenta-se como uma ficção altamente comprometida com a representação simbólica e gestural, propomos uma análise mais detalhada do gesto clariciano. Para tanto, resolvemos, nesta pesquisa, deter-nos na observação de metáforas gestuais que indiciam a mimeme/diegese no diálogo que ora se dá de forma monológica, ora dialógica, ora através do discurso solilóquio. Dentro dessa proporção teórico/prática, buscamos analisar a dramaticidade das personagens na construção do si mesma, atentando para as respostas aos nossos questionamentos, quais sejam: até que ponto as questões do drama e das suas figuras dramáticas na construção de suas identidades podem ser observadas através dos diferentes tipos de gesto? Dessa forma, seria possível pensar a literatura de Clarice como espaço de tensão entre o diegético e o mimético? Pode o espaço de enunciação do discurso se configurar como espaço de encenação ou de uma cenografia da palavra através do gesto? Essas indagações contribuíram para se perceber que as narrativas estudadas/fragmentos nos possibilitaram verificar que o drama das figuras dramáticas evidenciadas transitam entre a palavra e o gesto, em uma perspectiva mimética e diegética. Procuramos, ainda, contribuir, a partir dos postulados teóricos estudados para o entendimento sobre “dramaturgia”, para além do palco, refletindo, sobretudo, a respeito dos limites e das fronteiras entre a linguagem literária e a linguagem/texto/teatral, pra além dos gestos.