Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANO DE CARVALHO ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: FABIANO DE CARVALHO ARAUJO
DATA: 04/05/2016
LOCAL: Sala 314

Estrutura argumental dos verbos de movimento: sintaxe, semântica e pragmática

Este trabalho tem como objeto de estudo os verbos de movimento. O objetivo geral é analisar o estatuto sintático-semântico e discursivo-pragmático das orações com verbos de movimento. A hipótese geral adotada é que os verbos de movimento constituem uma classe de verbos composta por, pelo menos, três subclasses que apresentam características sintáticas, semânticas e pragmáticas próprias. A pesquisa segue uma abordagem cognitivo-funcional da linguagem, por reconhecer as contribuições dadas tanto por linguistas funcionais como Talmy Givón, Paul Hopper, Sandra Thompson, quanto por linguistas cognitivos como Michael Tomasello, George Lakoff, Ronald Langacker, entre outros . Os dados foram retirados de duas fontes: (i) Corpus Discurso & Gramática: a língua falada e escrita na cidade do Natal (FURTADO DA CUNHA, 1998); (ii) notícias publicadas em sítios eletrônicos. A primeira fonte é um banco de dados constituído de cinco tipos textuais: narrativa de experiência pessoal, narrativa recontada, descrição de local, relato de procedimento e relato de opinião. Os dados foram extraídos de quarenta textos da modalidade escrita: vinte de estudantes da oitava série do ensino fundamental e vinte de estudantes do terceiro grau. A segunda fonte de dados foi composta por textos de notícias publicadas na internet, esses textos foram selecionados visando alcançar a maior diversidade de autores possível. Para esse fim foi consultado o portal Google News, por conter textos de várias agências noticiosas. Nesse portal os textos são organizados de acordo com seis temas: Brasil, Mundo, Esportes, Ciência e Tecnologia, Saúde e Negócios. De cada um desses temas foi selecionados os 14 primeiros textos de domínios diferentes. Primeiramente, foi aferido o grau de transitividade das orações com verbo de movimento, seguindo proposta de Hopper e Thompson (1980). Em seguida, a análise recaiu sobre os aspectos sintáticos e semânticos da estrutura argumental desses verbos. Após isso, foi analisado o status informacional dos argumentos dos verbos estudados. Os resultados da análise demonstraram que os verbos de movimento constituem uma categoria não homogênea, podendo ser subdividida em grupos conforme suas características sintáticas, semânticas e pragmáticas.

PALAVRAS-CHAVE:

Verbos de movimento. Linguística Cognitivo-Funcional. Estrutura Argumental