Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA EDILEUDA DO REGO SARMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA EDILEUDA DO REGO SARMENTO
DATA: 01/04/2016
LOCAL: AUDITÓRIO C DO CCHLA

UMA ANÁLISE DA COMPREENSÃO E DA AVALIAÇÃO RESPONSIVA ATIVA DOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA EM UMA UNIVERSIDADE

Exame de Proficiência. Língua Inglesa. Compreensão responsiva Ativa. Perspectiva Bakhtiniana.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Esta pesquisa se propõe a analisar os Exames de Proficiência em Língua Inglesa, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no que concerne à elaboração das questões. Para tanto, nos ancoramos na perspectiva bakhtiniana, tendo como base as concepções sobre o enunciado concreto, as relações dialógicas e a compreensão responsiva ativa. Inserida no campo da Linguística Aplicada, esta pesquisa, contempla as áreas de Ciências Agrárias (CA); Ciências Exatas e da Terra (Cet); Ciências Biológicas (Cb); Ciências Humanas e Sociais (Ch); Ciências da Saúde (Cs) e Engenharias (Eng), num total de 30 provas. Os exames visam avaliar a capacidade de compreensão e tradução de fragmentos textuais.  Para tanto, busca-se identificar o entendimento das questões desse exame, aplicadas a textos, quanto às respostas dos examinandos; investigar a contribuição dessas questões para o diálogo numa perspectiva responsiva ativa; perceber o posicionamento do examinando ante as questões propostas, quanto à sua reflexão, atitude crítica e seu posicionamento como interlocutor capaz de interagir, compreender e dialogar com o texto.  Metodologicamente, a pesquisa em foco é de cunho qualitativo, interpretativista, de caráter sócio-histórico, haja vista a geração dos dados e a sistematização da análise. Adotam-se como aporte teórico para as discussões e análises, os estudos de Bakhtin/Volochinov (2006); Faraco (2009); Bakhtin (2011; 2013) entre outros. Destacam-se por seu caráter qualitativo, instrumentos e procedimentos (análise dos Exames e entrevista com examinadores) conforme Martins (2004), Denzin e Lincoln 2006), Flick (2009) Romão (2011); na abordagem histórico-cultural, Rojo (2006), Freitas (2010); na visão de Linguística aplicada e interpretativista, Moita-Lopes (1994). Conclui-se desta pesquisa que houve respostas pertinentes à análise, haja vista que, ao posicionar-se perante um questionamento, o examinando, mesmo sem o conhecimento exato das teorias, está nelas incurso.  Espera-se que este trabalho possa oferecer subsídios para uma reavaliação da proposta em vigor do referido exame, de forma a contribuir para sua possível reformulação, tendo em vista a construção de uma responsividade por parte do examinando.

Presidente - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Interno - 1168633 - MARILIA VARELLA BEZERRA DE FARIA