Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANNE PEREIRA DOS SANTOS

DISCENTE: JULIANNE PEREIRA DOS SANTOS
DATA: 29/10/2015
LOCAL: Auditório C / CCHLA

A MATERIALIZAÇÃO DA RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA EM ARTIGOS DE OPINIÃO DO VESTIBULAR UFRN 2013

Análise Textual dos Discursos; Responsabilidade Enunciativa; Artigos de opinião

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

É notório o avanço da Linguística Textual nas últimas décadas e, a partir disso, o aumento e surgimento de diversos modelos de análise textual. Um desses modelos é a Análise Textual dos Discursos, proposta por Jean-Michel Adam (2011), como uma ramificação da Linguística Textual, com um escopo mais amplo relacionado à Análise do Discurso. A Análise Textual dos Discursos tem o objetivo de pensar o texto e o discurso em novas categorias. A pesquisa aqui desenvolvida focaliza uma dessas categorias: a Responsabilidade Enunciativa, que corresponde às “vozes” do texto, à sua polifonia, à assunção ou não dos enunciados proferidos. Além da Análise Textual dos Discursos, embasamo-nos também em pressupostos de outros teóricos que se debruçam sobre o estudo das vozes, a exemplo de Rabatel (2010), Authier-Revuz (2004) e Rodrigues (2010). Com essa investigação buscamos responder às seguintes questões: o aluno assume a responsabilidade pelo que enuncia? O aluno faz remissões a(s) outra(s) fonte(s) do saber? Que marcas linguísticas nos levam a identificar diferentes vozes nos enunciados? Quais os PdV [pontos de vista] que as candidatos transmitem com o intuito de posicionarem-se e, ao mesmo tempo, preservar suas faces? Para responder a essas questões, estabelecemos como objetivos identificar, descrever e analisar redações produzidas (artigos de opinião) por candidatos ao vestibular da UFRN 2013, no que diz respeito à responsabilidade enunciativa. Os resultados apontam, provavelmente em decorrência do gênero solicitado na proposta de redação, uma maior tendência do candidato a assumir a responsabilidade enunciativa, usando a mediação epistêmica apenas para reforçar seu posicionamento, como um recurso polifônico conhecido como argumento de autoridade.

Presidente - 349685 - MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES
Interno - 349707 - LUIS ALVARO SGADARI PASSEGGI