Banca de QUALIFICAÇÃO: TAMYRIS REZENDE FERREIRA

DISCENTE: TAMYRIS REZENDE FERREIRA
DATA: 29/10/2015
LOCAL: Auditório "E" do CCHLA

Aspectos formais e funcionais do padrão construcional questão discursiva: uma análise centrada no uso

Questão discursiva. Construção. Padrão discursivo. Par adjacente. Abordagem Centrada no Uso.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

Neste trabalho, examinamos questões discursivas na avaliação de alunos. Para tanto, consideramo-las um padrão discursivo (ou construção discursiva, em que se pareiam forma e função). Por seu caráter responsivo/dialogal, consistindo em um enunciado (ou comando) e uma resposta, assumimos que a questão discursiva constitui um par adjacente. Nosso principal objetivo é identificar fatores de natureza semântico-cognitiva e/ou discursivo-pragmática implicados na configuração desse padrão construcional. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, por meio da qual procuramos investigar a recorrência de elementos e fatores envolvidos na elaboração de questões discursivas. Nosso material de análise compõe-se de textos aplicados em avaliações da disciplina Práticas de Leitura e Escrita II, oferecida nos Bacharelados em Ciências e Tecnologia e em Tecnologia da Informação, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no ano de 2013. Para procedermos à análise dos dados, lançamos mão dos pressupostos teórico-metodológicos da abordagem linguística centrada no uso, procurando conjugar parâmetros analíticos da tradição funcionalista norte-americana e da gramática de construções, incluindo o postulado de “padrão discursivo”. Recorremos, ainda, a contribuições da análise da conversação, mais particularmente no que se refere à noção de “par adjacente”.

Presidente - 1673239 - JOSE ROMERITO SILVA
Interno - 6350771 - MARCOS ANTONIO COSTA