A Linguística Sistêmico-Funcional nas aulas de inglês de um curso técnico.
Linguística Sistêmico-Funcional (LSF); Pedagogia de Gêneros; Gêneros do Discurso; Sistema de Avaliatividade; Inglês para Fins Específicos (IFE).
Este estudo apresenta a utilização da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF, HALLIDAY, 1985,1994) nas aulas de Inglês para Fins Específicos (IFE) de uma escola técnica do Rio Grande do Norte, no curso de Redes de Computadores, utilizando uma pedagogia de gêneros conforme concebida por Rose e Martin (2012) para o estudo da língua por meio de sua manifestação em diferentes tipos de textos, considerando suas representações, suas configurações gerais e seus objetivos. A proposta é aproximar os estudos teóricos da prática na sala de aula por meio do estudo de inglês em textos da área tecnológica, utilizando-a como recurso que facilita a compreensão dos textos lidos, para que os alunos concebam a língua como prática social, considerando o contexto em que tais textos foram produzidos, quais propósitos pretendem atingir, onde circulam e a quem se dirigem. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, na qual a LSF foi utilizada como modelo teórico de análise de linguagem e de pesquisa, visto que ela é o próprio objeto de pesquisa, e ao mesmo tempo o suporte teórico que embasa a análise dos alunos sobre as aulas. Aspectos da Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELY, 2004) também são utilizados ao dar voz ao relato de minhas próprias experiências como professora do curso de Redes e como pesquisadora, bem como para realizar a composição de sentidos observada nas representações dos alunos após a vivência de nossas aulas com o apoio da abordagem Sistêmico-Funcional, e a reflexão sobre as experiências relatadas. O Sistema de Avaliatividade, desenvolvido por Martin e White (2005) para estudo das avaliações feitas pelos usuários da língua ao expressarem seus sentimentos, julgamentos e atitudes a respeito de algo, foi utilizado como instrumental analítico para verificarmos como se configuram as percepções dos alunos sobre as aulas de IFE. A categoria mais utilizada do Sistema de Atitude, um dos domínios semânticos do Sistema de Avaliatividade, responsável pela expressão linguística de avaliações positivas e negativas, foi a Apreciação do tipo Valoração, expressa por itens lexicais nos textos dos alunos que revelaram a relevância do trabalho com a pedagogia de gêneros, e a originalidade na forma de abordagem dos textos. O trabalho com textos autênticos da área, trabalhos em grupo, ensino colaborativo e reconhecimento dos tipos de textos foram aspectos da pedagogia de gênero mais mencionados pelos alunos em suas apreciações, e tinham como objetivo direcioná-los a atingir a autonomia na compreensão dos textos. Outro tipo de Apreciação encontrado foi a Reação Impacto negativo, categoria utilizada para descrever o impacto emocional vivenciado nas aulas. Os resultados da análise das avaliações feitas pelos alunos sobre as experiências vividas em nossas aulas apontaram o reconhecimento e validade da utilização da LSF nas aulas de IFE, e ao mesmo tempo revelou o desejo de desenvolver a oralidade, promovendo uma reflexão sobre a inclusão da competência oral no currículo do curso.