Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA SAYONARA LIMA DE ARAUJO

DISCENTE: PATRICIA SAYONARA LIMA DE ARAUJO
DATA: 15/09/2015
LOCAL: auditório C CCHLA

A ABORDAGEM BASEADA EM TAREFAS NO ENSINO DA PRODUÇÃO ORAL DE INGLÊS COMO LE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE NATAL

Produção oral, inglês como LE, escola pública, abordagem baseada em tarefas.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

O objetivo desta pesquisa-ação de métodos mistos foi investigar o papel de tarefas propostas pela Aprendizagem Baseada em Tarefas (WILLIS, 1996) no processo de desenvolvimento da produção oral em inglês como LE na escola pública. Vinte e três  alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola estadual norteriograndense foram expostos sistematicamente à realização de tarefas de aprendizagem com foco na produção oral em inglês como LE durante dois meses. Os instrumentos utilizados nesta coleta - pré e pós-questionários; notas de observação; grupo focal; e pré e pós-testes – geraram dois tipos de dados: a) qualitativos (as percepções dos alunos sobre a sua produção oral e o ensino desta habilidade na escola pública; e, o uso de estratégias de comunicação pelos aprendizes frente à ABT); e, b) quantitativos (o desenvolvimento da pronúncia; da acurácia em testes de proficiência (teste KET – Cambridge, adaptado); e, da Proficiência Oral Global (POG) dos aprendizes após a realização das tarefas de aprendizagem). Os resultados quantitativos deste estudo apontam que houve desenvolvimento estatisticamente significativo das medidas de pronúncia e acurácia nos testes de proficiência, após a experiência com as tarefas. Os achados qualitativos, por sua vez, representados pelos relatos dos aprendizes e da professora-pesquisadora, demonstram ter havido um maior foco no uso de estratégias comunicativas durante a produção oral pelos aprendizes ao longo da intervenção com as tarefas.

Presidente - 1666189 - JANAINA WEISSHEIMER
Interno - 2194174 - ANA GRACA CANAN
Interno - 1149618 - SELMA ALAS MARTINS
Notícia cadastrada em: 19/08/2015 09:49