Banca de DEFESA: SHEILA DA SILVA MONTE

DATA: 18/09/2014
LOCAL: Auditório C - CCHLA

A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA EM UM FÓRUM DE DISCUSSÃO: UM ESTUDO COM ALUNOS DA EAD

Linguagem. Práticas discursivas. Identidade cultural. Ambiente virtual de aprendizagem. Fórum de discussão.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

O objetivo deste estudo é o de evidenciar as identidades culturais dos alunos da Licenciatura em Letras-Espanhol, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), em integração com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), na modalidade a distância, construídas a partir dos enunciados produzidos por eles em um fórum de discussão on-line. Para tanto, elegemos para análise o fórum temático “Usar fragmentos da internet é um ato ético?”, gerado no primeiro semestre de 2011, veiculado na disciplina Leitura e Produção de Texto. O interesse desta pesquisadora em evidenciar as identidades culturais desses sujeitos, no ambiente virtual de aprendizagem, surgiu a partir do contato com essa realidade, na qual foi constatado que os enunciados construídos pelos alunos eram ricos em posicionamentos, significações e interações. Ao produzir seus discursos, tais sujeitos oportunizam uma reflexão sobre como podemos estabelecer sentido na interação criada no ensino on-line bem como sobre a construção das identidades culturais dos sujeitos dentro desse espaço virtual. A forma como os alunos participam do fórum de discussão representa experiências de aprendizagem que levam à construção das identidades culturais, o que determina a trajetória dos sujeitos, o que faz da identidade um constante processo de vir a ser, um contínuo transformar-se. Na perspectiva da Linguística Aplicada de enfoque interdisciplinar, nossa referência teórica baseia-se no modelo sócio-histórico da linguagem, entendendo-a como prática social. Ainda no campo teórico, este estudo estabeleceu uma interconexão com os estudos culturais à medida que utiliza o conceito de identidade cultural na pós-modernidade. A análise dos discursos revelou-se plural, com uma multiplicidade de identidades culturais que, evidenciadas a partir dos posicionamentos dos sujeitos, centraram-se na concordância, outras na discordância, ou mesmo na ousadia. Constatou-se, ainda, no referido percurso investigativo, que essas identidades podem ser construídas e reconstruídas se estiverem imersas em outro conjunto de práticas sociais determinadas historicamente.

Presidente - 1168633 - MARILIA VARELLA BEZERRA DE FARIA
Interno - 047.613.914-72 - MARIA BERNADETE FERNANDES DE OLIVEIRA - UFRN