Banca de QUALIFICAÇÃO: GERLANNE DA CUNHA TAVARES

DISCENTE: GERLANNE DA CUNHA TAVARES
DATA: 14/02/2014
LOCAL: Sala 304 - CCHLA

O processo de construção do sentido por portadores da Síndrome de Asperger

Cognição e linguagem, construção do sentido, síndrome de Asperger

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

Para a Linguística Cognitiva, a construção do sentido se dá através do acionamento de processos mentais específicos que estão diretamente ligados às experiências socioculturais, sensório-motoras e perceptuais. Em portadores da Síndrome de Asperger, o comprometimento desses processos, devido a características evidentes da própria síndrome, pode estar diretamente relacionado a problemas de construção de sentido por estes indivíduos. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é investigar os processos cognitivos que direcionam a construção do sentido nestes portadores de transtornos neurais. A pesquisa é realizada com alunos da APAARN (Associação de pais e amigos dos autistas do Rio Grande do Norte) e com alunos de outras instituições de ensino. Sendo os portadores de transtornos do espectro do autismo praticantes da língua materna o grupo principal da pesquisa. Para elucidar o processo de construção do sentido por estes alunos, foram desenvolvidos atividades/testes contendo pistas linguísticas norteadoras responsáveis pelo  acionamento de alguns processos cognitivos como os esquemas (JOHNSON, 1987), frames (MINSKY, 1974), affordances (GIBSON,1979) e simulação mental (BARSALOU,1999). As atividades/testes foram baseadas nos pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva, mais precisamente, da Teoria Neural da Linguagem. Os resultados apontam para uma possível justificativa para o comprometimento da construção do sentido, que compreende diretamente a relevância intersubjetiva das inferências recebidas e construídas socialmente pelos participantes especificamente desta análise.

Presidente - 1675404 - PAULO HENRIQUE DUQUE
Interno - 1666189 - JANAINA WEISSHEIMER