Banca de DEFESA: MARIA TERESA PIRES COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA TERESA PIRES COSTA
DATA: 18/12/2012
LOCAL: auditorio de psicologia

SAÚDE PSÍQUICA E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NOS HOSPITAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE.

saúde psíquica, condições de trabalho, profissionais de saúde, saúde do trabalhador, trabalho hospitalar.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia

A tese se propôs a avaliar a relação entre saúde psíquica e condições de trabalho em dois hospitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a saber: Hospital Universitário Onofre Lopes e Hospital Universitário Ana Bezerra. Adotou como ponto de partida epistemológico a abordagem psicossociológica, considerando que a compreensão sócio-histórica do contexto é indispensável para entender os fenômenos em análise. Os fenômenos condições de trabalho e saúde psíquica foram abordados interdisciplinarmente, fundamentando a construção de um modelo compreensivo de saúde psíquica que orientou a investigação.  O caminho metodológico utilizado foi a pesquisa-ação. Essa foi aplicada, utilizando de técnicas como a pesquisa documental, a observação participante, as entrevistas não estruturadas, uma sessão de grupo focal e a aplicação de um protocolo de pesquisa composto pelo questionário de condições de trabalho, pelo Questionário de Saúde Geral (QSG-60) e pela Escala de Bem-Estar Afetivo no Trabalho (JAWS-12). A análise mostrou que os escores sintomáticos de saúde psíquica variam por hospitais e que a saúde psíquica sofre influência das condições de trabalho, sobretudo em aspectos referentes a três dimensões: condições físicas e materiais; processos e características do trabalho e o ambiente sociogerencial. Em referência a primeira dessas dimensões, destacaram-se a exposição aos riscos psicobiológicos e de acidentes, bem como as exigências de esforço físico. Na segunda dimensão, a complexidade das atividades e a responsabilidade implicada nas mesmas. E, na última, os fatores de organização da atividade, violência e ambiente conflitivo. Como a relação do indivíduo com seu contexto é dialética comprovou-se que quanto mais as condições de trabalho são desfavoráveis, maior afetação da saúde psíquica e dos afetos com relação ao trabalho ocorreram, repercutindo novamente no ambiente de trabalho. Portanto, ações de melhoria das condições de trabalho precisam ser estabelecidas para resultar, no efeito inverso, proporcionando o aumento dos afetos positivos e a redução dos sintomas psíquicos.

Interno - 1205730 - ISABEL MARIA FARIAS FERNANDES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - JOSE NEWTON GONÇALVES DE ARAUJO - PUCMinas
Presidente - 1149261 - LIVIA DE OLIVEIRA BORGES
Externo à Instituição - MARY SANDRA CARLOTTO - PUC - RS