Banca de DEFESA: POLIANA CARNEIRO DE MEDEIROS AGUIRRE GONZALEZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLIANA CARNEIRO DE MEDEIROS AGUIRRE GONZALEZ
DATA: 08/06/2015
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Capacitação da SEDIS - UFRN
TÍTULO:

Habilidades, Hábitos e Atitudes de estudo e seus efeitos no desempenho acadêmico universitário


PALAVRAS-CHAVES:

hábitos de estudo, habilidades de estudo, atitudes de estudo, desempenho acadêmico, estudantes universitários


PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Nas últimas décadas, com a democratização do acesso ao ensino superior brasileiro e as elevadas taxas de retenção e evasão universitárias, investigações sobre a forma como os alunos estudam e que recursos utilizam no processo de aprendizagem são fundamentais diante da complexidade de fatores que envolvem o sucesso acadêmico. O objetivo desta pesquisa foi investigar as habilidades, hábitos e atitudes de estudo (HHA) utilizados por universitários e sua relação com o desempenho acadêmico. Tratou-se de um estudo de ampla abrangência, descritivo, observacional, com desenho ex post facto retrospectivo, realizado com estudantes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), considerando as especificidades das áreas do conhecimento (Biociências/CB, Exatas/CCET, Saúde/CCS, Humanas /CCHLA, Sociais Aplicadas/CCSA e Tecnológica/CT.   A amostra correspondeu a 1.443 estudantes assistidos em 55 cursos de graduação, sendo a maioria mulheres (56%), com faixa etária predominante de 19-23 anos (54,7%), solteiros (92,4%), com renda familiar predominante de 1 até 5 salários mínimos (65,8%) e que fizeram o Ensino Médio todo em escola particular (44,1%) e pública (36, 7%).  O instrumento utilizado foi um questionário online, com respostas em escala likert, desenvolvido pela mestranda e colaboradores, e aplicado pelo sistema de informação adotado pela universidade (SIGAA), O instrumento abordou variáveis sócio demográficas e de HHA (condições de estudo, motivação, gerenciamento do tempo e planejamento de estudos, aproveitamento da aula, uso de tecnologias e otimização da leitura). Para análise dos dados foram realizadas análises estatísticas descritivas (frequência relativa e absoluta) e inferencial (correlação, análise de variância e regressão linear múltipla), tendo como variável dependente o Índice de Eficiência Acadêmica (IEA) adotado pela universidade. Os resultados mostraram que as áreas que tiveram maior eficiência no modelo de regressão foram: Exatas (R²=0,57), Tecnológica (R²=0,29), Biociências (R²=0,26) e Humanas (R²=0,20). Como variáveis de HHA preditoras para o desempenho acadêmico comuns entre as áreas encontrou-se: o gosto pelos estudos, estabelecer metas, organizar as anotações das matérias para evitar acúmulos, cumprir calendário e horários de estudo, participação e assiduidade nas aulas e fazer resumos das leituras. Quanto as particularidades de cada área observou-se que os alunos de exatas parecem sentir-se motivados ao serem desafiados à aprender coisas novas, os da saúde referem-se a atitude de valorizar seus estudos reconhecendo os benefícios para a vida profissional, os alunos de biociências ressaltaram a distribuição de períodos para fazer atividades físicas, os da tecnológica referiram anotar as explicações do professor para voltar a lê-las posteriormente, os da sociais aplicadas reportaram a leitura complementar indicada pelo professor e os alunos de humanas indicaram o hábito de ler livros de sua área específica. Concluiu-se que identificar, caracterizar e verificar o reconhecimento dos acadêmicos quanto a importância das HHAs de estudo nas áreas do conhecimento, propicia as instituições de ensino superior (IES) repensarem suas metodologias de ensino, seus indicadores e avaliações de desempenho, buscando também incentivar a criação de programas de orientações de estudo que promovam a eficiência acadêmica e o sucesso profissional. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1323908 - JOAO CARLOS ALCHIERI
Externo à Instituição - LEANDRO SILVA ALMEIDA - UMinho
Externo ao Programa - 346335 - PAULO ROBERTO PAIVA CAMPOS
Notícia cadastrada em: 20/05/2015 11:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao