Banca de DEFESA: JÉSSICA MAIA ALVES PIMENTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JÉSSICA MAIA ALVES PIMENTA
DATA : 30/06/2021
HORA: 08:30
LOCAL: Sala Virtual - Google Meet
TÍTULO:

COMO SELECIONAR INDIVÍDUOS PARA SUBSIDIAR ÁREAS DE COLETA DE SEMENTES COM MATRIZES SELECIONADAS (ACS-MS) DE Handroanthus impetiginosus (Mart. ex. DC.)?


PALAVRAS-CHAVES:

Semiárido, variabilidade genética, inter simple sequence repeat, conservação de espécies, qualidade de sementes.


PÁGINAS: 81
RESUMO:

Handroanthus impetiginosus (Mart. ex DC.) Mattos (Bignoniaceae) é uma espécie arbórea com ampla distribuição geográfica, possuindo alto potencial ecológico e econômico nas regiões de ocorrência, sendo fortemente explorada no comércio ilegal. Assim, são necessários esforços para a preservação das populações naturais. Por isso, evidencia-se a necessidade de seleção de árvores matrizes para a produção de sementes de alta qualidade genética e fisiológica para fins de conservação da espécie. O objetivo deste estudo foi definir critérios para seleção de árvores matrizes, baseados na diversidade genética dos indivíduos e na qualidade fisiológica das sementes, de modo a fornecer subsídios visando instalações de Áreas de Coleta de Sementes com Matrizes Selecionadas (ACS-MS) de H. impetiginosus. O trabalho foi dividido em 2 etapas, primeiramente foram testados 30 iniciadores moleculares ISSR (Inter Simple Sequence Repeat), destes oito foram selecionados por apresentarem melhor padrão de amplificação, forneceram 64 loci e 98% polimórficos. Os iniciadores ISSR se mostraram eficientes, a diversidade genética de Nei foi 0,35, o índice de Shannon foi 0,52, permitindo identificar um grau de similaridade intermediária intrapopulacional na população amostrada. Posteriormente, foram avaliadas a qualidade fisiológica por meio de testes de germinação e de vigor de sementes de 63 árvores. Deste total, 45 indivíduos podem ser considerados adequados para a produção de sementes, pois produziram sementes de qualidade fisiológica alta e intermediária. Portanto, por meio da distância genética de Nei < 0,72 e dos indivíduos com germinação superior a 50% é possível selecionar árvores matrizes de H. impetiginosus com vistas à instalação de Áreas de Coletas de Sementes com Matrizes Selecionadas (ACS-MS).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1721230 - MAURO VASCONCELOS PACHECO
Externo à Instituição - DAGMA KRATZ - UFPR
Externo à Instituição - FERNANDO DOS SANTOS ARAÚJO - UFRPE
Externo à Instituição - RICARDO GALLO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 19/06/2021 16:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao