Banca de DEFESA: KATARINE MARIA FREIRE DIESEL

DISCENTE : KATARINE MARIA FREIRE DIESEL
DATA : 27/02/2018
LOCAL: Centro de Biociências, Natal, Sala do Lab. Botância Sistemática

FLORESTAS URBANAS EM NATAL, RN: FLORÍSTICA, CONECTIVIDADE E VIABILIDADE DE UM JARDIM BOTÂNICO

áreas verdes urbanas; checklist; conservação; Disposição a Pagar; stepping stones

A relevância das áreas verdes urbanas para a cidade de Natal, junto à observação de negligência com esses espaços, motivou a presente pesquisa, que está estruturada em dois capítulos com objetivos principais de (1) apresentar uma listagem florística atualizada para três Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs) do município e propor a conexão dessas áreas utilizando corredores verdes, e (2) investigar o entendimento da população, bem como dos servidores públicos da área ambiental, acerca das áreas verdes da cidade e as suas avaliações sobre a possibilidade de se ter um jardim botânico (JB) no município, utilizando a metodologia de Exposição de Escolha Discreta e a ferramenta de Valoração de Contingente, aplicando o método de Disposição a Pagar. O levantamento florístico registra um grande número de espécies, equivalentes a cerca de um terço da flora total do Estado. A proposta de conexão inclui uma área aproximada de 2.000 ha, compreendendo sete bairros da zona Sul da cidade. A população concorda com a proteção dos fragmentos florestais urbanos, embora grande parte desconheça sua proteção formal ou a legislação pertinente, o que em parte explica o fato de tais áreas serem subutilizadas ou pouco protegidas, na prática. Cerca de 94% da população entrevistada se mostrou favorável a implantação de um JB em Natal, sendo o bairro de Ponta Negra o mais citado (21%) para recebe-lo. A maioria dos entrevistados concordam com as hipóteses de doação direta ou doação de parte do IPTU para se manter e criar o suposto JB, indicando uma demanda por áreas verdes conservadas e que possam ser desfrutadas.

Presidente - 1755074 - LEONARDO DE MELO VERSIEUX
Interno - 1813882 - ALICE DE MORAES CALVENTE VERSIEUX