Banca de DEFESA: LILIANE CECÍLIA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LILIANE CECÍLIA DA SILVA
DATA : 24/11/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Conhecimento sobre alimentação infantil dos agentes comunitários de saúde de uma região de saúde no estado da Paraíba

 


PALAVRAS-CHAVES:

Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Capacitação Profissional; Nutrição do Lactente; Nutrição da Criança; Aleitamento Materno.


PÁGINAS: 73
RESUMO:

O conhecimento do Agente Comunitário de Saúde sobre alimentação infantil pode influenciar as práticas de amamentação. O presente estudo teve como objetivo identificar o conhecimento sobre alimentação infantil dos agentes comunitários de saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família nos municípios da 4ª região de saúde do estado da Paraíba e sua associação com características demográficas e profissionais. Trata-se de uma pesquisa de delineamento transversal, na qual foi aplicado um questionário validado, adaptado, para verificar o conhecimento dos profissionais sobre alimentação infantil. O grau de conhecimento sobre alimentação infantil foi expresso por meio de um score de 0-21. O teste t para amostras independentes foi usado para verificar diferenças na Média ± Desvio Padrão do grau de conhecimento segundo perfil demográfico e profissional. Os agentes comunitários de saúde apresentaram conhecimento satisfatório sobre aleitamento materno exclusivo. Evidenciou-se conhecimento limitado em relação ao aleitamento materno predominante, à forma adequada de armazenamento e oferta do leite materno ordenhado, à introdução complementar de alimentos a partir dos 6 meses e à idade na qual recomenda-se a suplementação da criança com vitamina A. O grau de conhecimento dos agentes comunitários de saúde foi de 11,9 ± 2,86, sem diferenças significativas segundo perfil demográfico e profissional. Conclui-se que o conhecimento dos agentes comunitários de saúde sobre alimentação infantil é adequado em relação ao aleitamento materno exclusivo, mas inadequado para o aleitamento materno predominante e a alimentação complementar.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - LUCIANA ELLEN DANTAS COSTA - UFCG
Presidente - ***.377.024-** - DIXIS FIGUEROA PEDRAZA - UEPB
Interna - 1674688 - TATYANA MARIA SILVA DE SOUZA ROSENDO
Notícia cadastrada em: 10/11/2022 15:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao