Banca de DEFESA: MARCOS BUENO PINHEIRO PEIXOTO

DISCENTE : MARCOS BUENO PINHEIRO PEIXOTO
DATA : 21/07/2023
LOCAL: virtual

ANÁLISE EXPANDIDA DA ATUAÇÃO DOS BUROCRATAS DE NÍVEL DE RUA (BNR) NO CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PNAES) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA).

Burocratas de Nível de Rua; implementação de políticas públicas; Programa Nacional de Assistência
Estudantil.

Na fase da implementação encontram-se os Burocratas de Nível de Rua, funcionários públicos que estão em contato direto com o usuário para o atendimento de serviços e benefícios. Destaca-se que a atuação desses burocratas influencia diretamente no processo de implementação e consequentemente na vida do cidadão. Esta dissertação foi um estudo de caso de análise qualitativa, com ênfase na Burocracia de Nível de Rua (BNR), que teve como objetivo analisar a atuação dos (as) Burocratas de Nível de Rua da Universidade Federal do Cariri (UFCA) lotados na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) no contexto local de implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) a partir do modelo de análise expandida da atuação dos burocratas implementadores proposto por Bonelli et al. (2019). Diante da escassez de estudos sobre a implementação de políticas públicas na área educacional e principalmente no PNAES, o estudo visou contribuir com o aprimoramento dessa política, a partir da atuação desses implementadores, além de fomentar novos estudos sobre o tema. O modelo analítico proposto por Bonelli et al. (2019) busca categorizar a atuação desses burocratas implementadores a partir de três dimensões: Estrutural, Individual e Relacional. A coleta de dados foi realizada por meio de análise documental e realização de grupo focal com implementadores do PNAES da UFCA e a análise de dados foi realizada por meio de Análise de Conteúdo. Como resultados, identificou-se que a atuação desses BNRs com participação direta nas decisões alocativas/normativas do Programa, a partir do alinhamento aos interesses organizacionais desses profissionais, fogem à regra da literatura e influenciam na implementação da Programa. A Dimensão Estrutural detectou o reconhecimento contextual orçamentário e das demandas das ações e serviços do Programa pelos agentes implementadores do PNAES na UFCA. A Dimensão da Ação individual foi caracterizada pela influência de valores pessoais, compromisso individual com sensação de recompensa particular ao atuar no Programa e pela ausência de normativos relacionada a regulamentações profissionais, recompensas e punições para os servidores que atuam na política. A Dimensão Relacional constatou a predominância de interações cooperativas desses implementadores com os estudantes, entre si e com demais burocratas da universidade na execução do PNAES.

Presidente - 2842635 - FABIO RESENDE DE ARAUJO
Externa à Instituição - LIANA DE ANDRADE ESMERALDO PEREIRA