Banca de QUALIFICAÇÃO: RUTE DA SILVA LEANDRO

DISCENTE : RUTE DA SILVA LEANDRO
DATA : 24/05/2023
LOCAL: Presencial- UFCA

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA DE DISCENTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

Equidade; surdez; deficiência auditiva; educação inclusiva; UFCA.

Este projeto de dissertação tem como objetivo analisar a importância da atuação da Secretaria de cessibilidade da Universidade Federal do Cariri (SEACE/UFCA) para a promoção da equidade do acesso ao processo de ensino-aprendizagem dos discentes surdos ou com Deficiência Auditiva (DA). Para tanto, os objetivos específicos são: delinear um panorama sobre a inclusão de discentes surdos ou com DA na Universidade, descrever as diretrizes das políticas de inclusão e atuação da Secretaria de Acessibilidade, bem como as ações por ela empreendidas, investigando as contribuições dessas ações para o acesso, permanência, participação e aprendizagem dos discentes surdos ou com DA. Permitindo por fim, recomendar ações para a melhoria da atuação da Secretaria de Acessibilidade da UFCA para a promoção da equidade do acesso ao processo de ensino-aprendizagem dos discentes surdos ou com DA. Assim, será realizada uma pesquisa exploratório-descritiva dos documentos normativos, regulamentadores e instrucionais da UFCA, permitindo uma compreensão mais completa e aprofundada do fenômeno. A pesquisa também se enquadra como qualitativa, pois tem como propósito representar as visões e perspectivas dos estudantes surdos e com DA,  sujeitos da pesquisa, caracteriza-se ainda como uma pesquisa aplicada pois intenciona após sua análise recomendar ações a serem desenvolvidas para a melhoria da atuação da SEACE do acesso ao processo de ensino-aprendizagem dos discentes surdos ou com DA. A coleta de dados será realizada através de pesquisa documental, de informações da SEACE e de entrevistas com os discentes. Os dados coletados das entrevistas , nas perguntas categorizadas utilizar-se-á a técnica de análise descritiva básica, nas abertas, será utilizado a técnica de análise do discurso coletivo, esses dados permitirão após coletados e analisados, alcançar os objetivos deste trabalho.

Interno - 2290876 - ANTONIO ALVES FILHO
Externo à Instituição - FRANCISCO RANIERE MOREIRA DA SILVA - UFCA
Presidente - 2569281 - PAMELA DE MEDEIROS BRANDÃO
Notícia cadastrada em: 12/05/2023 13:44