Banca de DEFESA: KATIA DANIELE DUTRA BRITO

DISCENTE : KATIA DANIELE DUTRA BRITO
DATA : 07/12/2021
LOCAL: Vieoconferência

DIAGNÓSTICO DO GAP DAS COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS NO SERVIÇO PÚBLICO DOS SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA

Gestão de Pessoas. Gestão por competências. Competências Transversais e IFES.

A gestão de pessoas no setor público se apresenta como elemento estratégico. No âmbito do Governo Federal, se encontra vigente o Decreto 9.991/2019 e o Decreto 10.506/2020 (Nova Política de Desenvolvimento de Pessoal) que orienta os órgãos da administração pública a se enquadrarem no modelo de gestão por competências; E a Instrução normativa SGP-ENAP/SEDGG/M/2021 traz no Anexo I o rol das Competências Transversais no Serviço Público Brasileiro. A Universidade Federal do Cariri – UFCA reconhecendo que o desenvolvimento de suas competências impactam diretamente no grau de alcance dos objetivos institucionais e que deve atuar em conformidade com os dispositivos legais citados, questiona-se: As competências institucionais da UFCA e a atuação dos servidores atende às competências transversais no serviço público trazidas na Instrução normativa SGP-ENAP/SEDGG/ME Nº 21, de 1º de fevereiro de 2021? Neste sentido, a pesquisa objetivou   diagnosticar o gap das competências transversais do setor público dos servidores técnicos administrativos em educação da Universidade Federal do Cariri - UFCA. Identificou-se 18 (dezoito) competências institucionais a partir dos documentos da instituição, às quais possuem relação conceitual com as competências transversais, embora exista um desalinhamento no nível de relevância entre elas. Na avaliação de utilização e domínio das competências transversais, constatou-se que os servidores às utilizam, mas, as dominam razoavelmente. O gap das competências transversais aponta para uma maior necessidade de desenvolver as competências ‘mentalidade digital’ e ‘visão sistêmica’, seguida de ‘Resolução de Problemas com Base em Dados’ e ‘Foco nos Resultados para os Cidadãos’. ‘Comunicação’, ‘Trabalho em Equipe’ e ‘Orientação para valores éticos” apresentação diferença numérica menor, indicando baixa necessidade de aperfeiçoamento. Por fim, conclui-se que a UFCA deva desenvolver sua política de gestão de pessoas com base no modelo de gestão por competências, para alinhar às competências dos servidores TAES às da organização e às necessárias ao bom desempenho do serviço público como um todo.

Externo à Instituição - ANIELSON BARBOSA DA SILVA - UFPB
Interno - 2290876 - ANTONIO ALVES FILHO